A Acadêmicos do Samba Négo irá promover um concurso inédito em Venâncio Aires. Pela primeira vez, em fevereiro, será realizada a escolha da ‘Rainha da Diversidade da Acadêmicos’ com a participação de candidatos homossexuais. As inscrições iniciam no dia 6 de janeiro e as ficham devem ser retiradas junto à associação no bairro Cidade Alta.
Conforme a integrante do departamento social, Daiane Beatriz da Silva, a ideia surgiu após perceber que muitos homossexuais tinham o sonho de compor uma corte. “Eles tinham essa vontade, mas nunca tiveram a oportunidade, sempre que davam a ideia, recebiam um ‘não’”, destaca.
Além disso, a decisão foi justamente para colocar em prática a inclusão: “Afinal, o Négo é para todos, o branco, para o preto, para o pobre, rico e é para eles também”, afirma. Daiane conta que o concurso foi lançado na quinta-feira, 29, desde então muitos interessados em participar já procuraram informações. As inscrições que abrem já na próxima semana devem eleger a ‘Rainha da Diversidade da Acadêmicos’ em uma grande festa que será realizada na Sociedade em fevereiro. As candidatas que participarem, mas não conquistarem a faixa serão convidadas para participar da ala das panteras.
DESEJOParte desta realização já era desejo, conforme lembra a integrante do Négo, de Cedenir Rodrigues, o Nego, que foi encontrado morte em janeiro de 2016. “Essa é uma forma de homenageá-lo, eles sempre teve esse sonho”, diz. A intenção, para as próximas edições, é expandir o concurso e contar com a parceria da Administração Municipal.