Foto: Maicon Neiland / Folha do MateNestor de Azeredo (PSB) foi o primeiro candidato a deputado estadual venâncio-airense a ser entrevistado
Nestor de Azeredo (PSB) foi o primeiro candidato a deputado estadual venâncio-airense a ser entrevistado

Para o candidato do PSB, que busca uma cadeira no Parlamento gaúcho, a reforma política é necessária e pode garantir a renovação mais constante da Assembleia Legislativa. Este e outros assuntos foram abordados com Nestor de Azeredo em entrevista realizada no estúdio do programa Folha no Ar, realizado pelo jornal Folha do Mate, em parceria com a rádio comunitária, Interativa FM.

Segundo Azeredo, a reforma no sistema eleitoral pode aumentar a participação de candidatos do interior nas discussões estaduais, especialmente se o voto distrital for aprovado. “Esta é a única garantia de que poderemos renovar o Parlamento do estado mais seguido, com maior presença das lideranças regionais.”

Questionado sobre o grande percentual de gaúchos que ainda não definiram seus candidatos a deputado estadual e federal, Nestor acredita que é necessário os eleitores buscarem mais informações sobre o trabalho dos parlamentares. “A população precisa entender a importância de um deputado para a região, o cidadão deve buscar informações e não ficar na indefinição, vejo este alto índice como preocupante, uma vez que estamos a um semana das eleições,” argumenta.

Segurança

Durante a entrevista com o candidato, foram sorteados temas, um deles foi segurança. O questionamento a Azeredo foi de como melhorar a eficácia dos sistemas de segurança, especialmente com a nomeação de mais servidores para policiamento. “O governo do estado precisa implementar estratégias para qualificar mais as nossas forças policiais. Para isso também é fundamental ter mais homens nas ruas, como tivemos durante a Copa do Mundo. Penso que é preciso mais segurança e treinamento aos profissionais que já estão atuando nas cidades,” opina.

A população precisa entender a importância de um deputado para a região, o cidadão deve buscar informações e não ficar na indefinição

Educação

Um dos temas abordados durante os questionamentos foi quanto a qualidade do ensino oferecido no estado, assim como, a implantação do turno integral na rede pública. No fim do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do Piratini que regulamenta a implementação da escola de turno integral no Estado. A norma fixou o prazo de dez anos para que o Rio Grande do Sul disponibilize pelo menos 50% das matrículas no Ensino Fundamental em regime integral. “Está demorando demais para o Governo do Estado incluir o turno integral na rede estadual, é uma demanda antiga e que precisa ser trabalhada para tirar do papel e ser colocada em prática. Sou um apoiador da ampliação da presença das crianças nas escolas e se eleito vou pressionar o governo para que execute este programa,” argumenta Nestor.

Dívida do Estado

Sabendo que o Rio Grande do Sul é o ente da federação mais endividado, o candidato do PSB afirma que o Parlamento precisa buscar soluções para o problema. “Nosso estado está deixando de investir e prejudica o crescimento das pequenas cidades. Os municípios perdem e o governo fica sem poder de investimento, porque precisa pagar a dívida com a União. é um tema que precisa ser levado a sério,” conclui.

Escute a entrevista completa: