A edição de número 3000 da Folha do Mate trouxe como destaque da capa, reformas realizadas pelas equipes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), na ponte da ERS-422, em Linha Brasil. No dia 20 de maio de 2003, a informação era de melhorias na estrutura, construída ainda na década de 1960. Após 50 anos, o asfalto chegou até a localidade, porém, a travessia do arroio segue a mesma.
Na terça-feira do dia 20 de maio, há 12, a Folha do Mate publicava informação de reformas na estreita ponta após o ginásio de esportes de Linha Brasil. As melhorias eram necessárias pelo estado de conservação da travessia, importante também para o escoamento da produção da serra. As obras de recuperação foram realizadas ao longo de três dias, e mobilizou técnicos do Daer do 3º Distrito Operacional, com sede em Santa Cruz do Sul.
A manutenção da ERS-422 era um desafio constante para os engenheiros, já que além do patrolamento, a estrutura das pontes eram de madeira, exigindo reparos de forma rotineira.
Em 2010 iniciaram as obras de asfaltamento, ao longo de 10 quilômetros, melhorando a trafegabilidade e estrutura da via para o transporte de mercadorias. O sonho do asfalto na ‘Estrada da Serra’ começava a ganhar forma. A obra foi inaugurada pelo então governador Tarso Genro (PT), em 2013, ano também que foram realizadas as últimas obras de reparos na ponte do quilômetro 55.
Naquele ano, moradores também relatavam problemas nas cabeceiras da estrutura, que ficou mais baixa que o nível da camada asfáltica, e as vigas de madeira que sustentam a estrutura. A demanda foi solucionada por técnicos do Daer.
Com todo o tráfego que circula na via, não há previsão de novos investimentos na estrutura. Conforme o Secretário Geral de Governo, Tiago Quintana, o local não possui projetos de modernização. “O Daer não possui projetos para o espaço, como as obras anteriores foram para pavimentação, esta estrutura, acabou ficando de fora das obras de remodelação da estrutura.”
Para o vereador, e líder comunitária, Gerson Ruppenthal, a ponte tem garantido a circulação no local, porém é estreita. “Sabemos que a estrutura é estreita e vamos trabalhar para buscar projetos que possam permitir melhorias no local. Porém, a prioridade, inclusive dos moradores, é por obras para pavimentar a estrada.”
Novas pavimentações
Os 10 quilômetros já pavimentados até Linha Brasil exigiram investimentos de R$ 8,9 milhões, feitos pelo governo estadual, com contrapartidas da prefeitura. A obra foi autoriza durante o governo de Yeda Crusius (PSDB). Agora, o Executivo Municipal inicia os planejamentos para buscar recursos e garantir novos investimentos na ERS-422, até Vila Deodoro. A proposta, segundo Quintana, é de trabalhar novos convênios com o Estado, ou captar recursos voltados ao turismo. “A região da serra possui potencial turístico, e isso pode ser explorado se garantirmos investimentos na infraestrutura da estrada. A próxima etapa é de trabalhar os valores com o Estado ou diretamente com o Ministério do Turismo.”
Os projetos futuros buscam garantir R$ 10 milhões, valor que contemplaria outros 10 quilômetros de pavimentação. Com a construtora Camargo Correia reincidido contratos feitos ainda nos anos 1990 para obras de pavimentação, seriam necessárias atualizações de valores e projetos técnicos, feitos por parte do Daer, para abrir um novo processo licitatório.
[GALERIA_572]