Os preparativos iniciam logo cedo, com alvorada festiva e seguem ao longo dele com diversas atrações. As tradicionais festas comunitárias realizadas e cultivadas, principalmente, pelas comunidades do interior de Venâncio Aires mostram a diversidade cultural que existe no município.

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateJogos de integração são tradicionais em festa do interior
Jogos de integração são tradicionais em festa do interior

A tradição, antiga, é aguardada pelos integrantes da localidade com alegria. Felicidades em poder reencontrar conhecidos. Saborear as comidas típicas de cada localidade seja ela galinhada, porco no rolete ou tripa recheada. Outros, aguardam momentos como esse para jogar bingo ou ser contemplado com os brindes da roleta da sorte. Há aqueles que não perdem uma festa. São em momentos como esse que é possível viabilizar a felicidade das pessoas com o local em que vivem.

Somente no interior são realizadas mais de cem festas anualmente. Seja ela a tradicional do galeto, da padroeira, do clube de mães, da cuca e da linguiça ou da própria comunidade.

De acordo com o presidente da Associação Esportiva São Pedro (Assespe) Cláudio Weschenfelder onde é realizada a Tradicional Festa Comunitária, quem faz as festas são os casais festeiros. “Eles estão sempre visitando as outras festas. E assim é feita uma retribuição, ou seja, eles participam também da nossa festa”, salienta. Da mesma forma ocorre com as rifas, Weschenfelder explica que uma comunidade auxilia a outra na comercialização. Questionado sobre o público, o presidente afirma que as pessoas com mais idade costumam vir para almoçar, e à tarde, o público mais jovem.

De acordo com a comissão organizadora da Festa Municipal do Colono que chega em 2015 na sua 38ª edição, a tradição é antiga e existe desde o primeiro mandato do ex-prefeito Almedo Dettenborn.

Leia mais na edição impressa deste final de semana e também no flip.