Os primeiros programas de rádio com as participações dos candidatos a prefeito e vice de Venâncio Aires foram ao ar nesta sexta-feira, das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min. No segundo horário, o conteúdo foi reprisado, com os candidatos aos cargos mais influentes da Administração Municipal aproveitando o curto espaço para se apresentar à comunidade e divulgar um breve histórico de suas trajetórias.

O QUE DISSERAM

Coligação “Para Venâncio Sorrir Mais” (1min32s)

Cesar Schumacher: Ressaltou sua profissão – cirurgião dentista -, lembrando ainda que é técnico agrícola e já foi secretário municipal de Saúde. Convidou os eleitores para que conheçam as propostas que a coligação preparou para governar Venâncio Aires. “Venham nos acompanhar nesta caminhada. Vamos fazer uma política série e coerente, defendendo o interesse coletivo”, disse o candidato. Falou ainda que o PT se compromete com a boa política, capaz de mudar para melhor a sociedade. “Teremos trabalho, coerência e inclusão para fazer Venâncio sorrir mais”, finalizou Cesar Scumacher.

Rosange Lehmen de Moraes: Se apresentou como originária de Linha Cachoeira, professora e ex-secretária municipal de Educação. Prometeu trabalhar pela humanização da política. Sua participação ficou prejudicada em razão do tempo curto destinado ao partido, que priorizou as palavras do candidato a prefeito, Cesar Schumacher, na gravação.

Coligação “Venâncio no Rumo Certo” (1min28s)

Jarbas da Rosa: Médico, evidenciou sua profissão e garantiu que a coligação tem propostas para fazer Venâncio Aires crescer ainda mais. Lembrou que é nascido e criado em Linha Mangueirão e, depois de fazer sair da Capital do Chimarrão para cursar Medicina, retornou à cidade para atender a sua comunidade, função que já desempenha há 14 anos. Vereador mais votado último pleito, também pediu apoio aos eleitores para “a caminhada rumo à Prefeitura”.

Isabel Oestreich: Natural de Vila Teresinha, no 8º Distrito, se apresentou como assessora jurídica do Sindicato Rural, função que exerce há 17 anos, “sempre tentando buscar o melhor para o nosso agricultor”. Destacou que, “mesmo nunca tendo sido candidata a qualquer cargo político, sempre trabalhei muito em prol dos agricultores”. Prometeu ser uma vice atuante, “para junto com o Jarbas fazer muito mais pela Agricultura e pelo homem do campo”.

Coligação “Todos têm voz, todos têm vez” (3min57seg)

Giovane Wickert: O candidato a prefeito pelo PSB disse que está decido a “escrever uma nova história” e, para isso, conta com o apoio de dez partidos coligados. Afirmou que o foco é oportunizar voz e vez para toda a sociedade venâncio-airense. De acordo com a mensagem de Wickert, “a política pode e deve ser um instrumento de construção colaborativa”. Aos 37 anos, é casado e pai de um menino. Lembrou os estudos no Monte das Tabocas e Cônego Albino Juchem e o primeiro emprego, em uma fumageira. Trabalhou também no comércio, depois abriu uma empresa de informática e se formou em Gestão Pública. “Me sinto preparado para governar Venâncio Aires”, afirmou, salientando que já foi assessor de vereador, vereador, assessor de deputado estadual e assessor de deputado federal, além de secretário do Planejamento e da Cultura e presidente da Fenachim. Concorreu uma vez a deputado e está no segundo mandato como vice-prefeito.

Celso Krämer: Aos 49 anos, ressaltou que está casado há 30, tem dois filhos e um neto. Se apresentou como “colono produtor familiar de fumo e milho, em Linha Taquari Mirim, desde 1986”. Destacou que ele e a esposa começaram a plantar em terras arrendadas, depois plantaram em parceria e hoje são proprietários. Vereador de dois mandatos, concorreu a deputado estadual 2010 e 2014. “Sou presidente do PTB de Venâncio Aires e me sinto preparado para, ao lado do Giovane, governar a cidade”, completou.

Coligação “União Pela Renovação de Venâncio” (3min01s)

Vinícius Medeiros: O professor Vinícius iniciou sua manifestação dizendo que cresceu, estudou e tem todos os seus vínculos de amizade e profissionais em Venâncio Aires. Destacou que sua mãe é professora aposentada e, o pai, ex-secretário de Saúde. “Aos 19 anos, me formei oficial do Exército, e depois advogado. Passei pela Escola do Ministério Público e me tornei especialista. Hoje atuo como professor universitário, coordenando curso de Direito em nosso município”, disse Medeiros. Como advogado, atua em causas sociais, comunitárias e de desenvolvimento humano. Argumentou que, na cidade onde nasceu, estudou e atua, quer dedicar seu dia a dia, junto com a comunidade, “para fazer de Venâncio Aires um lugar ainda melhor para se viver”. Pediu que os eleitores acompanhem as atividades da coligação nas ruas, no rádio e nas redes sociais. “Vamos nos conhecer melhor e nos aproximar, para juntos construirmos um caminho novo e seguro rumo à vitória. Somos o novo, e o novo é fazer bem feito o que é direito”, finalizou.

Adilor Adams: “Sou nascido no interior de Venâncio Aires, filho desta terra, de origem rural, e conheço a verdadeira necessidade do homem do campo”. Esta foi a mensagem de abertura da participação do candidato a vice, que emendou dizendo que desde crianças teve suas responsabilidades: “Aqui iniciei meus estudos e conquistei o meu próprio sustento e de minha família, pois, para mim, a família e as pessoas têm enorme valor”. Adams lembrou que ainda jovem se tornou empresário e administrador público. “Tive iniciativa e motivei a criação de instituições que até hoje ajudam a melhorar a vida das pessoas do campo e da cidade. Sempre acreditei no potencial e no desenvolvimento de Venâncio Aires”, complementou, pedindo ainda apoio para a “construção de uma nova Venâncio Aires, acolhedora, segura e com oportunidade para todos”.