Se os dias seguintes à inauguração do estacionamento rotativo na região do Centro da Capital Nacional do Chimarrão forem como ontem, estará mais do que provado que o sistema chegou para democratizar os espaços e garantir um melhor aproveitamento das vagas. Quem circulou pelas ruas centrais nesta quarta-feira nem acreditou que estava no local mais movimentado de Venâncio, onde até terça-feira era praticamente impossível conseguir estacionar nas horas de pico.
Em todas as vias integrantes da área azul, os espaços para estacionamento saltaram aos olhos, bem diferente do que acorria anteriormente. é lógico que, agora, há o ônus do pagamento da vaga, mas o objetivo da implementação do rotativo – assegurar espaços para quem utiliza os serviços e faz suas compras na região central – foi cumprido. O indicativo é de que as vagas estarão disponíveis todos os dias, a partir de agora. Ganha o cliente, em comodidade, e o comércio, que verá seu movimento crescer.
Ao contrário das vagas da área azul, que sobraram aos montes, os espaços para estacionamento nas ruas imediatamente fora do quadrilátero do rotativo ficaram reduzidos. Júlio de Castilhos, Visconde do Rio Branco e Reinaldo Schmaedcke foram as mais ocupadas. Outros trechos de vias onde não há cobrança também foram bastante disputados. E é provável que isso continue acontecendo daqui em diante.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 16/10/2014