O cantor e compositor americano Bob Dylan, de 75 anos, recebe neste sábado, 10, o Prêmio Nobel de Literatura 2016. No entanto, o premiado não irá à cerimônia em Estocolmo, na Suécia. Mas ele enviou nesta semana à Academia Sueca o discurso que será lido. Durante o evento, a norte-americana Patti Smith, admiradora de Bob Dylan, vai interpretar uma das suas canções ‘A Hard Rain’s A-Gonna Fall’.
Além do título, Dylan, que é considerado um dos maiores nomes da música do século 20, receberá oito milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,9 milhões).
A opção por um músico – e não por um escritor de ofício – soa incomum, mas o nome do Dylan vinha sendo cotado havia muitos anos. Também poeta e com diversos livros lançados, o artista é aclamado sobretudo pelo lirismo de suas letras.
Ao ganhar o Nobel, ele superou grandes autores que eram tidos como favoritos, como o queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, o japonês Haruki Murakami e o poeta sírio Adonis. Dylan é o primeiro americano a vencer o Nobel de literatura desde Toni Morrison, em 1993.
O primeiro livro lançado por Dylan sem ser uma coletânea de suas letras foi o volume de poesias experimentais ‘Tarantula’, de 1971. Dois anos mais tarde, saiu ‘Writings and drawings’, com textos e desenhos. Ele é autor ainda do best-seller autobiográfico ‘Chronicles: Vol. One.’, de 2004. A ideia inicial é que autobiografia teria outras duas partes, que não chegaram a ser editadas.