ARROTO – O vereador José Cândido Faleiro Neto (PT) passou por um pequeno constrangimento durante a sessão da Câmara, na última segunda-feira. Enquanto fazia pronunciamento na tribuna, foi ‘traído’ por um arroto involuntário, que provocou risadas no plenário e na assistência. Em seguida, no entanto, pediu desculpas pelo percalço e seguiu o raciocínio. Acontece.
áREAS – Os parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Complementar número 008, de autoria do Executivo Municipal, que prevê alterações no Plano Diretor e muda a denominação de duas áreas na cidade: uma no Acesso Dona Leopoldinha, entre as ruas Pedro Abott Romero e Camilinho Pereira (de zona mista para comercial), e outra situada à esquerda, após o trevo da Avenida das Indústrias e RSC-287, no sentido Venâncio Aires-Porto Alegre (de zona industrial para mista). A intenção é garantir a possibilidade de desenvolvimento dessas regiões, em razão das edificações e investimentos existentes nos locais.
MOçãO – Também por unanimidade, foi aprovada uma moção proposta pelo vereador Celso Krämer (PTB), que apela às fumageiras instaladas em Venâncio Aires para que deem preferência a moradores da Capital Nacional do Chimarrão na hora de recrutarem trabalhadores, em especial os safristas. O parlamentar justificou que os venâncio-airenses já têm experiência em relação à cultura do tabaco e são garantia de mão de obra qualificada.
PREçOS – Muitos vereadores destinaram parte de seus tempos na tribuna para repercutir assunto levantado por Telmo Kist (PSD): a assustadora elevação dos preços de vários produtos nas gôndolas dos supermercados. Leite e derivados, milho, feijão e batata, entre outros, foram lembrados nos pronunciamentos. Os parlamentares citaram que, apesar de os preços terem ‘decolado’, os produtores não estão ganhando o que merecem. De acordo com eles, seriam os “atravessadores” os maiores beneficiados.