A Associação dos Municípios de Tabaco (Amprotabaco) empossou ontem em Curitiba a nova diretora. O prefeito de São João de Triunfo (PR), Marcelo Hauagge Distéfano, assumiu a presidência da entidade no lugar do prefeito de Santa Cruz do Sul (RS), Telmo Kirst. O novo grupo permanecerá à frente da Amprotabaco pelo período de um ano.

No ato também tomaram posse os novos vices, Roger Eduardo Selski, de Ipiranga (PR); Luiz Alberto Faria, de Canoinhas (SC); e Dalvi Soares de Freitas, de Dom Feliciano (RS). Nos três estados do Sul, a entidade teve o apoio efetivo do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Idealizador da Amprotabaco, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, permaneceu ao longo de 2014, respondendo pela entidade, sendo o primeiro presidente da associação. Ao propor sua criação, pensou em uma entidade forte, com o propósito de ser porta-voz dos municípios em defesa da produção de tabaco.

O prefeito de Venâncio Aires e membro do conselho da Amprotabo, Airton Artus, participou do ato de posse. Segundo ele, o ato demostrou o prestígio que a entidade já conquistou. Entre os desafios para o ano está a profissionalização dos trabalhos da entidade. “Um dos debates feitos neste primeiro encontro do ano éo de profissionalizar ainda mais os trabalhos da entidade. Precisamos trabalhar também para ter mais representação na Câmara dos Deputados e no Senado.”

Artus salienta também que a preocupação maior das Prefeituras é referente a queda na arrecadação, com medidas que possam diminuir a comercialização do tabaco. “Sempre colocamos isso em debate, os municípios precisam pensar em alternativos, mas também não podemos eliminar o tabaco da economia das cidades.”

Atualmente, a Amprotabaco defende a continuidade da produção em 651 municípios do Sul do país.

Após o evento, a nova diretoria reuniu-se para definir alterações administrativas e estratégias para atrair novos associados. Um novo encontro deve ser agendado para o mês de março deste ano.