Foto: Edemar Etges / Folha do MateEntidades não aceitam propostas inferiores aos 8,35% acordados com a Souza Cruz
Entidades não aceitam propostas inferiores aos 8,35% acordados com a Souza Cruz

A rodada de reuniões individuais com as fumageiras Philip Morris, JTI, Universal Leaf, Alliance One, China Brasil e Premium – com os representantes dos fumicultores, ocorrida ontem, terminou sem acordos.

Nenhuma das empresas chegou ao percentual de reajuste da tabela de preço do tabaco para a safra 2016/17, que é de 8,35%, assinado com a Souza Cruz em novembro passado. Com isso, a empresa Souza Cruz é a única que tem assinado o protocolo e que atendeu a solicitação de uma valorização do produto, oferecendo a variação do custo de produção (de 7,3%), acrescido de uma lucratividade.

As entidades iniciaram as reuniões com expectativa positiva, uma vez que já existe um acordo assinado com reajuste de 8,35%, e terminaram o encontro com as seis empresas, com sentimento de frustração e decepção. Agora, os representantes irão realizar reuniões internas em cada entidade para decidir os próximos passos.

Como não foi firmado nenhum acordo, cada entidade representativa se reunirá com as suas bases para apresentar as propostas das fumageiras e, com as suas bases, decidir quais os rumos serão tomados. Depois da segunda quinzena de fevereiro, as entidades se reunirão para discutir sobre a adoção ou não da lei nº 13.288, que é a Lei da Integração.

A comissão representativa dos fumicultores é formada pelas federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). As reuniões na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul/RS.

PROPOSTAS

As propostas foram, para a variedade Virgínia (para a variedade Burley, não houve proposta até o momento):Philip Morris – 5,3% para as posições B e T e as posições X e C, conforme tabela da safra passada;JTI – 6,7% de reajuste;Universal Leaf – 7,5% nas posições B e T e nas posições X e C, manutenção da tabela da safra passada; e nas classes XL1, XL2, CL1 e CL2, redução de 7%;Alliance One – não apresentou proposta; China Brasil – não apresentou proposta;Premium – não apresentou proposta.