Já olhou o calendário hoje? Pois bem, é dia de homenagear comerciários e balconistas. Em Venâncio Aires, eles representam 11% da população de trabalhadores formais em atividade. O termo comércio deriva do conceito latim commercĭum e refere-se à negociação que tem lugar na hora de comprar ou vender. O comerciário é quem atua e faz do comércio a sua profissão.
Conforme informações do Sistema Público de Emprego e Renda, os número de empregos formais em 31 de dezembro de 2013, em se tratando de setores como comércio e serviços, os números mostram 7.713 trabalhadores no município. Destes, 3.461 estão situados no comércio de Venâncio Aires; e outros 4.252 no setor serviços. Dentre os dados, os trabalhadores ocupados nas funções específicas de vendedor de comércio varejista (balconista ou mercado) são 983, sendo as mulheres as mais empregadas: são 723 e 260 homens, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2013, site MTE).
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Hélio Lawall, o trabalho do comerciário é extremamente importante para o município porque além da responsabilidade de promover a venda no estabelecimento, tem a possibilidade de conquistar ou descartar o cliente em razão do atendimento oferecido.
“Hoje, um fator determinante para o sucesso dos estabelecimentos comerciais é a fidelização entre cliente e fornecedor.” Para Lawall, este processo acontece principalmente pela forma de como o comerciário se relaciona, pois ele é o legítimo representante da empresa ou estabelecimento.
O comerciário tem um papel fundamental pela participação das atividades do comércio varejista e atacadista. é este setor da economia que impulsiona o valor adicionado do município.