O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio do Ginásio Poliesportivo, do Parque Municipal do Chimarrão, está em análise no quartel local do Corpo de Bombeiros. O projeto do novo alvará aponta para a necessidade de alguns ajustes, para que seja aprovado e liberado para eventos neste ano.
Depois que o PPCI for entregue à Prefeitura, esta precisará realizar o processo licitatório para empresas que irão realizar as adequações. Os principais ajustes são as demarcações individuais nas arquibancadas, para que seja possível dimensionar a capacidade do local; e a colocação de escadas de subida e descida. Feito isso, será realizada uma nova inspeção pelos Bombeiros, depois disso é emitido o alvará, que permite o uso do local.
Após a aprovação do projeto e entrega do novo alvará, a capacidade máxima será de 8.190 pessoas para eventos especiais, ou seja, quando a quadra também é utilizada, como por exemplo shows. Para eventos esportivos, quando apenas as arquibancadas recebem público sentado, a capacidade será e 3.101 pessoas. De acordo com o Major Erasmo Pinto Robalo, as saídas de emergência existentes no ginásio dão conta do público total estimado no projeto. “Com as quatro saídas de emergência na parte superior e mais as cinco na parte inferior é possível que o ginásio com oito mil pessoas esvazie em quatro minutos.”
O alvará que venceu no último 31 de dezembro, previa a capacidade máxima de 3,5 mil pessoas. Em 2013 o local poderia receber apenas 2,7 mil pessoas. Mas, com as melhorias e a instalação de mais saídas de emergência, em 2014, a capacidade foi ampliada para 3,5 mil pessoas. O Sargento também explica que, caso a Prefeitura faça a instalação de alarmes de incêndio, o alvará poderá ser renovado de três em três anos. Mas, este que está em análise e deverá ser emitido em cerca de 60 dias, terá validade de um ano. “Existe uma certa urgência para ser aprovado justamente porque a Fenachim está próxima e ele precisará estar adequado para receber os shows.”