Morador de Venâncio Aires com 25 anos de experiência na Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Eugenio Elizeu Ferreira é o novo Delegado Regional da autarquia. Ferreira assumiu no final do mês de janeiro no lugar de Anderson Louzada e esteve em visita ao prefeito Airton Artus nesta quinta-feira, 12. Ao lado de integrantes do governo municipal, Eugenio Ferreira garantiu que a Susepe segue com o objetivo de ocupar a Penitenciária Masculina de Venâncio Aires apenas com presos oriundos da região dos vales.

Com atuação por sete anos como agente no antigo Instituto Penal de Mariante (entre 1995 a 2002), Eugênio Ferreira estava atuando em Caxias do Sul e falou da satisfação com o fechamento da antiga estrutura e a construção do novo presídio de Venâncio Aires, modelo em segurança para o Estado. Para ele, a nova penitenciária será capaz de ressocializar o preso, já que trabalhará efetivamente a qualificação profissional através da educação prisional e modalidades do Pronatec, além de um serviço modelo na área da saúde.

é meta do novo delegado a ocupação gradativa de 450 vagas em Venâncio Aires do total de 524. “Queremos deixar uma sobra para possíveis prisões em flagrante, preventivas ou mesmo transferências emergenciais”, justificou. Sobre a demora para o início das atividades no presídio, o venâncio-airense ressaltou que a Susepe trabalha nas últimas adequações sugeridas pelo Judiciário local, como a substituição de mesas e bancos. “Acreditamos que dentro de 20 a 30 dias será possível inaugurar a unidade e iniciar a transferência dos primeiros 30 apenados que serão treinados para trabalhar dentro do presídio nos setores de cozinha e lavanderia”, revela.

Para reduzir as superlotações nos presídios de Lajeado e Santa Cruz do Sul, cem apenados de cada unidade serão transferidos, 50 por semana, para Venâncio Aires. Além disso, outros 150 presidiários da região que cumprem pena em presídios da região metropolitana já foram identificados para ocupar o lugar.