As divisas com Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, decorrentes de erro no mapa da região do 7º Distrito deverão ser resolvidas com um novo levantamento de território. A secretaria do planejamento venâncio-airense irá destinar um grupo de engenheiros, juntamento com profissionais santa-cruzenses, para agilizar a nova demarcação.
O Poder Público busca se antecipar sobre o assunto, já que aprovou na Câmara de Vereadores, ainda em fevereiro, a alteração e o reconhecimento da localidade pertencente ao município vizinho. Pela legislação estadual é necessário que o município encaminhe para o Legislativo Municipal projeto para aprovar o repasse da localidade a cidade requerente. O assunto ganhou repercussão novamente durante a semana com um protesto organizado pelos moradores.
Conforme o secretário municipal de planejamento, Telmo Kist, na próxima semana serão realizados novos processos para alterações nos mapas municipais, e uma nova delimitação territorial. “Este impasse existe há anos, queremos encontrar uma solução, até porque aquela comunidade merece investimentos. Venâncio já fez sua parte, e o prefeito pediu empenho para concluirmos esse processo.”
Os moradores de Seival aguardam definições da Prefeitura de Santa Cruz do Sul para que sejam realizados investimentos em pavimentação. O valor está depositado em uma conta e aguarda uma solução para situação, uma vez que nos mapas do Estado, a comunidade pertence a Venâncio Aires, porém, é administrada pela prefeitura vizinha.
Após realizar as alterações, a documentação será enviada para a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. “Estamos trabalhando nesta demanda, vamos realizar um novo mapa de definição de limites, após encaminhamos a medida para Santa Cruz e fará os encaminhamentos necessários no Parlamento gaúcho,” explica Kist.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 07/06/2014.