Com a meta de recadastrar mais de 20 milhões de eleitores até as eleições 2014, desde o início do ano, 163 municípios brasileiros começaram a identificar seus eleitores pela impressão digital. Em Venâncio Aires o processo não tem previsão de começar, mas quem procura o cartório eleitoral do município para requisitar o primeiro título de eleitor ou então, solicitar alguma alteração cadastral, já passa pelo sistema de biometria, que inclui tirar foto, identificar todas as digitais e a assinatura digital. A novidade foi implantada no dia 15 de abril, quando começou a implantação do novo sistema. Desde lá, o antigo sistema foi extinto. Mas a impressão do documento na hora, continua.
Segundo o Chefe de Cartório, Eduardo Mosman, responsável pela 93ª Zona Eleitoral, que abrange Venâncio, Mato Leitão e Boqueirão do Leão, ainda não há uma definição do TSE se os dados coletados agora, antes do recadastramento oficial, poderão ser aproveitados quando anunciado o recadastramento em Venâncio e Boqueirão do Leão. “Vamos depender de orientações futuras do TSE. O assunto biometria ainda está em pauta no Tribunal”, disse.
Na região da 93ª Zona Eleitoral, apenas Mato Leitão passa pelo recadastramento, desde o dia 15 de abril. Os mato-leitoenses têm até o dia 14 de agosto para se recadastrarem junto ao cartório eleitoral de Venâncio Aires. Dos 3,4 mil aptos a votar, até segunda-feira, 13, 537 haviam se recadastrados.
SEGURANçA
Conforme o TSE, Por meio dessa tecnologia, o mesário poderá identifica o eleitor após comparar as impressões digitais deste com as digitais previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica. Além de praticamente eliminar a intervenção humana nessa etapa, outra grande vantagem da tecnologia da biometria é impedir que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação, já que cada ser humano possui impressões digitais únicas. A Justiça Eleitoral confia neste avanço para eliminar a possibilidade de fraude no processo eleitoral.
O objetivo é que até as eleições do dia 5 de outubro do próximo ano, 23,7 milhões de brasileiros possam votar sendo identificados pela impressão digital em todos os Estados e também no Distrito Federal.