A Organização das Nações Unidas divulgou na tarde de sexta-feira um relatório sobre o enviado especial que acompanha o ebola, na Libéria. David Nabarro, constatou uma grande redução no número de casos ou até mesmo o fim do surto que ficou conhecido como ‘ebola’.
Tal mudança, tem dado a todos os envolvidos na resposta na áfrica Ocidental um sentimento confiança e de que o vírus pode ser derrotado.
Nabarro disse também que agora é visível que a resposta está apresentando bons resultados. Em setembro, o número de novos casos era de 150 por dia. No momento, os novos casos se reduziram para cerca de 50 por dia, número que, a cada semana, diminui gradualmente.
Segundo Nabarro, a resposta tem se focado em ações mais locais, mudando a forma de tratamento, com enterros seguros e a mobilização da comunidade para identificar os grupos de risco. Além disso, tem havido uma mudança na rotina diária na vida das pessoas, que estão retornando a vida normal de antes do surto.
Porém, ele alertou que, mesmo com o avanços, é importante manter o foco, a vigilância e a disciplina para garantir que a doença seja exterminada.
*Fonte: ONU