Está aberta a temporada de exposições na Univates. No Espaço Arte 3, até 25 de março, a mostra “Paralaxes – Mãos e olhos interpretando faces” reúne escultura e fotografia na representação de dez rostos escolhidos aleatoriamente. As obras cerâmicas foram realizadas pela artista Cláudia Jung a partir de retratos espontâneos capturados pelo fotógrafo Heinz Schnack. A ideia da exposição é ampliar as dimensões de cada pessoa retratada, em cores, texturas e profundidade, para que o expectador tire dessa visualização que as mãos e os olhos podem interpretar diversos tipos de faces.

Foto: Nicole Morás / AI Univates
‘Paralaxes – Mãos e olhos interpretando faces’ pode ser conferida no Espaço Arte 3

De 8 a 27 de março, nos Espaço Arte 7 e 8, a exposição “Santa Fé Além das Fronteiras” apresenta telas e banners com um olhar diferenciado da artista Vone Garcia sobre a cidade de Santa Fé, cenário do filme “O Tempo e o Vento”, inspirado na obra de mesmo nome de érico Veríssimo. O filme de Jayme Monjardim conta a história da família Terra Cambará até o final do século XIX e a formação do Rio Grande do Sul por meio da rica narrativa de personagens, como Ana Terra, Pedro Missioneiro, Capitão Rodrigo e Bibiana.

Já os Espaços Arte 9 e 11 recebem a mostra “Que árvore você quer para o futuro? Não faça do lixo a semente”, organizada por Andrezza Nascimento do Serviços Técnicos de Engenharia S.A (STE), que apresenta árvores confeccionadas com ferro reciclado e recobertas com lixo. O objetivo é propor uma reflexão sobre a irresponsabilidade do ser humano sobre tudo o que descarta na natureza. As instalações foram desenvolvidas por artistas plásticos, que já foram garis, e com a participação dos recicladores da Vila do Dique de Canoas, comunidade atendida no Programa de Reassentamento Populacional da BR-448. Parte desses resíduos foi retirada da área do entorno da rodovia, que abrange os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Porto Alegre. A exposição pode ser conferida até o dia 29 de março.

Com a técnica de acrílico sobre tela, a artista Ilse Ana Piva Paim apresenta “Traços de Dignidade”, que reúne obras com a visão da artista sobre o envelhecer, com base em uma pesquisa realizada em três casas de longa permanência para idosos e em um asilo em Carazinho. A série surge como uma tentativa de humanizar e também de compreender que cada ser humano possui uma história fascinante, independente de seus erros, acertos, vitórias e derrotas. De 11 a 26 de março, a mostra pode ser conferida no Espaço Arte 9B.

As exposições são organizadas pelo Núcleo de Cultura da Univates e têm entrada franca.