O Papai Noel, carinhosamente, chamado também de ‘bom velhinho’, além de trazer presentes, também está nas páginas dos livros. Ele está com frequência nas obras infantis, pois a magia do Natal encanta as crianças.

Na Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, opções sobre o tema é o que não faltam. A bibliotecária Rosária Garcia Costa traz algumas dicas de obras. ‘Queremos Natal com Papai Noel’, ‘Um Conto de Natal’, ‘Bate o Sino Pequenino’, ‘História de Natal’, ‘O Natal de Freddy’, ‘Natal Super Legal’, ‘Natal com Lua Cheia, Chuva Miúda e Perfume de Jasmim’.

Segundo ela, as obras são procuradas com frequência por professores que as apresentam em sala de aula, no mês de dezembro, nos dias que antecedem o fim do ano letivo.

Além disso, por ser período Natalino e lembrar o nascimento de Jesus, há coleções e livros com figuras sobre a história bíblica. “Cada uma das obras traz algum tipo de reflexão. Os livros sempre trazem alguma mensagem para as crianças.”

OBRAS DESTACADASO livro ‘Um Conto de Natal’ de Charles Dickens foi escrito em 1843 e também é clássico na literatura inglesa. Foi relançado em outros títulos. A obra narra a história de Ebenezer Scrooge, um homem avarento, ranzinza e grosseiro que só pensa em ampliar os seus lucros. Ele não gosta do Natal. No entanto, ele recebe três visitas inesperadas, após a morte de seu sócio, que irão lhe fazer entender o verdadeiro significado do Natal.

Já ‘Natal com Lua Cheia, Chuva Miúda e Perfume de Jasmim’ de Sônia Robatto conta a vida de uma menina que resolve entregar presentes de Natal. As caixinhas são especiais por trazerem mágicas lembranças. A obra também fala dos momentos que marcam a infância.

Cada uma das obras de Natal, trazem reflexões    Rosária Garcia Costa, bibliotecária