A secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, acompanha o governador Eduardo Leite em visita a Venâncio Aires, na tarde desta terça-feira, 11. Durante entrevista à Rádio Terra FM e Folha do Mate, a secretária destacou a receptividade da escola Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, que acolhe os estudantes da Escola Estadual Mariante, fortemente atingida pela cheia do Rio Taquari, no mês passado.
O educandário já tinha sérios problemas estruturais e já havia sofrido com as cheias de setembro e novembro do ano passado. “Os alunos e professores da Adelina foram extremamente receptivos. Os alunos e professores do Mariante estão bem felizes. Por sorte, a gente conseguiu esse caminho, mas é claro que a gente tem que tomar uma decisão que passa pelo governador, pela Secretaria de Reconstrução, estamos encaminhando”, afirmou. Segundo ela, 22 escolas terão que ser reconstruídas completamente no Rio Grande do Sul.
Durante a entrevista, a secretária de Educação defendeu que a escola Adelina faça a adesão ao modelo de tempo integral, que já está implantado no primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mariante. “O caminho normal é ter escola em tempo integral. A Escola Adelina está gostando da ideia do tempo integral e essa é a orientação do governador”, completou. Raquel também garantiu que a reforma do ginásio da escola Adelina, que está interditada há uma década, será prioridade. “O ginásio é nossa prioridade a partir de agora, até pelo acolhimento, pela ampliação do tamanho da escola e principalmente por acomodar estudantes em tempo integral”, afirmou.
“Toda a escola de Ensino Médio em tempo integral é prioridade automática para a construção do ginásio de esportes. Então, com certeza, agora a gente vai dar uma solução definitiva.”
RAQUEL TEIXEIRA – Secretária Estadual de Educação do RS