O ano de 2015 foi marcante para a música, ou melhor, para o rock mundial. Dois grandes músicos, líderes de duas bandas que foram e ainda são referência partiram, mas deixaram um legado que será eternizado. Scott Weiland, guitarrista e vocalista do ‘Stone Temple Pilots’ e Lemmy Kilmester, vocal e baixista do ‘Motörhead’.

O músico venâncio-airense Thomás Lenz, com a banda Maquinados, tocou sucessos do ‘Stone Temple Pilots’ e ‘Velvet Revolver’, uma banda que atuou de 2002 até 2008 formada por Weiland e integrantes do Guns N’ Roses.

Foto: Divulgação / InternetLíder do Motörhead, Lemmy Kilmister partiu na segunda-feira, dias após completar 70 anos
Líder do Motörhead, Lemmy Kilmister partiu na segunda-feira, dias após completar 70 anos

Na opinião de Lenz, tanto a perda de Weiland quando de Kilmister é inestimável. “Com certeza, eles ainda dariam muito som para os rockers, mas isso acontece, e prova o quão importantes foram para a história do rock e da musica! O som é imortal!”

Em relação à Lemmy, o colunista da Revista Backstage há 25 anos Gustavo Victorino, diz que ele foi mais que um músico inovador por fazer do ‘Motörhead’ uma referência do rock visceral. “A voz rouca, nasal e quase afônica criou um paradigma sonoro tal qual a faca quente na manteiga. Fez do seu som algo único e vanguardista. Até hoje e para sempre”, observa Victorino que também é músico.

A secretária Luíza Pretto também é fã de Lemmy. Ela destaca que há músicos, como ele, que são insubstituíveis. “Aconteceu o que ninguém queria que acontecesse: o Lemmy se foi. Mas, pra nós, deixou músicas que serão ouvidas a todo volume, para sempre.”

 OS MúSICOSWeiland, nascido em San Diego, Estados Unidos, faleceu em 3 de dezembro aos 48 anos. Ele foi encontrado morto pelo seu empresário no ônibus da turnê que era realizada no Estado de Minnesota. Segundo informações da imprensa norte-americana, a autópsia determinou que foram encontradas drogas e álcool no sangue. Scott Weiland começou a carreira na música em 1985 com 18 anos na sua cidade natal, que fica no Estado da Califórnia. No início dos anos 90, formou o ‘Stone Temple Pilots’ durante o cenário ‘grunge’.

Lemmy Kilmister partiu na segunda-feira, 28, aos 70 anos em decorrência de câncer. Segundo informações, ele teria descoberto a doença no sábado, 26. Nasceu na Inglaterra em 24 de dezembro de 1945. Em 1975, ele fundou o grupo ‘Motörhead’, banda que permaneceu até a sua morte. é referência para baixistas e vocalistas do rock. Trabalhou ao lado de Jimi Hendrix por um período.

O som deles é imortal,              Thomás Lenz, músico