O cachorro para muitas pessoas, além de ser um companheiro, é a maior defesa contra ladrões nos lares ou mesmo estabelecimentos comerciais. Agressivo, barulhento ou com cara de mau, o cão de guarda eficiente é muito mais que um animal que ataca invasores. O ideal é que ele espante os intrusos antes que se animem a pular o muro ou a cerca. Muitas vezes, basta uma aparência que amedronte ou um latido vigoroso.

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateAlexandre Costa tem como segurança do seu estabelecimento o rottweiler Otto, de quatro anos
Alexandre Costa tem como segurança do seu estabelecimento o rottweiler Otto, de quatro anos

O proprietário de uma oficina no centro de Venâncio, Alexandre Costa, garante que fez a escolha certa. Com o intuito de ter um cão de guarda em seu estabelecimento, Alexandre conta que pesquisou antes de adquirir o Otto. O Rottweiler hoje está com quatro anos e impõem respeito no local. Durante o dia, Otto fica solto e circula na oficina, esbanjando tranquilidade, sem espantar as pessoas, já a noite, fica no local e é o responsável pela segurança. “O porte dele já impõem respeito, mas se ele estiver solto ele não faz nada. Mas se em algum momento prendo ele na corrente ou então fecho o portão, aí ele fica bravo, se impõem, pois é o sinal para ele se impor, entrar em ação”, explica Alexandre. 

Já Zock, o labrador de émerson Nagel, apesar do seu porte grande e de pelagem preta, é o melhor anfitrião do comércio do seu tutor. Zock é filho de Zeus, o labrador que por anos foi o cão farejador da DP e companheiro do ex delegado de Venâncio, Antônio Firmino Neto. Hoje com oito anos e cerca de 45 quilos, Zock circula pelo pátio, que durante o dia fica com o portão aberto, e pelo estabelecimento comercial. Seu passatempo é ficar deitado na calçada, no entanto, a noite seu comportamento muda e próximo ao portão, fica atento para quaisquer movimentos diferentes nas proximidades, defendendo seu território. 

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateO labrador Zock, de oito anos, amedronta pelo seu porte, mas é o bom anfitrião do comércio de émerson Nagel
O labrador Zock, de oito anos, amedronta pelo seu porte, mas é o bom anfitrião do comércio de émerson Nagel

De acordo com o adestrador Rudinho Bombassaro, de Encantado, formado em Figuração Profissional, que ensina cães de segurança, ele que já ministrou cursos pra Susepe e para polícia, a escolha da raça precisa ser feita com cuidado. “Para obtermos um cão de proteção tanto pessoal como para guarda de território é primordial escolhermos a raça e o filhote adequado para esta função,quando me refiro a raça quero dizer que foram criadas raças em específico com características e quando me refiro ao filhote temos que escolher o alfa ou o líder da ninhada pois este será o cão de energia mais alta que dará a ele condições e características de um cão de segurança.”