
O comando da Brigada Militar de Venâncio Aires passará a estar nas mãos de uma loira, que usa saia e batom rosa a partir dos próximos dias. Sheila Letícia Ziemann Gaira deve assumir o comando da 3ª Cia da Brigada Militar assim que o seu nome estiver no boletim oficial interno da BM e um substituto para seu cargo for nomeado em Santa Cruz. Tão logo, será marcada a data da posse oficial, que irá ocorrer em Venâncio.
Feliz com o novo desafio, a capitã Scheila Gaira, com mais de 20 anos de carreira na BM, adianta que “o melhor da capitã Scheila será desempenhado. Toda a sua força, sua vontade, o aprendizado acumulado ao longo dos anos, com experiência em diversas áreas, então, acredito que posso contribuir bastante com a comunidade de Venâncio”.
Natural de Esteio, mas com anos de morada em Candelária, ela vinha atuando, há cerca de seis anos, junto ao Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz. A transferência da oficial foi confirmada ontem pelo tenente-coronel, Valmir José dos Reis. Ele explica a opção feita, já que desde a saída de Fábio Bilhar, o capitão Rafael Menezes, comandante da 2ª Companhia, em Santa Cruz, respondia também pela 3ª Companhia, na Capital do Chimarrão. “O capitão Rafael é um capitão mais moderno, jovem. E entendemos que Venâncio é uma cidade de grande importância econômica, expressivo número de habitantes, então abrimos a consulta por capitães mais antigos, com mais experiência, anos de atuação, como é o caso da capitã Scheila, e com isso definimos por ela.”
Ainda sem a oficialização da transferência, a capitã explica que, de imediato, seu desejo é conhecer Venâncio. “Atualmente tenho um tratamento com o município de longe, então primeiramente venho para conhecer Venâncio, que tem grandes potencialidades, um efetivo maravilhoso, que trabalha muito e atende bem a comunidade. E o meu trabalho aqui será de facilitar os trabalhos dos meus profissionais, para que tenham um ambiente interno que lhes permita a segurança de estarem trabalhando e desempenhando bem a sua função.” Ela ainda adianta que sua característica é de querer saber tudo o que acontece na sua área de responsabilidade, além de estar diretamente em contato com a comunidade para saber o que ela quer e precisa. “O comandante que fica no gabinete não sabe o que está acontecendo, então comandante precisa estar na rua. Então, venho com a humildade de saber que vou encarar novos desafios, conhecer novas pessoas, venho de coração aberto para fazer novas amizades e parcerias e buscar, principalmente, atender a comunidade.”
Scheila é a segunda mulher a assumir o comando da BM local. A primeira foi a tenente Elizabete Chiste Colvero. “Ela é muito posicionada e qualificada, sendo uma profissional experimentada em todas as funções da Brigada. E se depender do comando e dela mesma, queremos que a estadia dela em Venâncio seja algo duradouro”, acrescenta Reis.
Scheila será locada em Venâncio, mas por enquanto ela conta que ainda não pensou sobre sua residência, se continua em Santa Cruz e virá todo dia ou irá se mudar para a Capital do Chimarrão, mas enfatiza que será muito presente na comunidade.
Trajetória
A Capitão Scheila ingressou na Brigada Militar aos 18 anos. Desde então, assumiu diversas funções. Quando chegou à região, em 2009, assumiu o comando do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), coordenação de projetos sociais de toda a região, como o PM Mirim. Também foi oficial interlocutora do Processo de Participação Cidadã (PPC) representando toda a região ao longo dos últimos seis anos e chefiou a seção de patrimônio e logística de orçamento. Também já comandou as duas companhias de Santa Cruz, atuou na seção de operações regionais e já teve o distintivo de soldado e sargento.
“é como se fosse um prêmio poder comandar uma cidade do porte de Venâncio, com a estrutura que tem hoje aqui, então estamos aceitando um novo desafio”
Scheila Gaira Capitão da Brigada Militar
 
											 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		