Foto: Alan Faleiro / Folha do MateDiély auxiliou no plantio e agora cuida das árvores plantadas no pátio
Diély auxiliou no plantio e agora cuida das árvores plantadas no pátio

Para colher um futuro de mais respeito à natureza, a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Luiz, de Vila Santa Emília, busca desenvolver a conscientização ecológica dos seus, atualmente, 97 alunos ao longo de toda a vida escolar.

é o caso da aluna do 3º ano, Diély Camille da Silva, que já sabe que preservar o meio ambiente é fundamental para a garantia da qualidade de vida das pessoas. Com nove anos, a estudante auxiliou no plantio de árvores no pátio da escola e agora toma os cuidados necessários para que elas se desenvolvam bem. Espera colher frutas e usufruir da sombra que elas vão gerar no futuro.

Criado em 2010 e intitulado ‘O meio ambiente começa no meio da gente’, o projeto desenvolvido na instituição de ensino quer mostrar que todos são parte do meio ambiente e que preservá-lo é trabalhar em defesa da própria vida. Para isso, da pré-escola ao 9º ano, os estudantes recebem diferentes ensinamentos sobre sustentabilidade, aprendem a fazer uso da natureza de modo responsável e também possuem responsabilidades no que se refere à manutenção da instituição de ensino. Por meio de ações práticas, ajudam a tornar a Escola São Luiz mais sustentável.

Como explica a diretora Zeni Regina da Silva, o trabalho começa já com a pré-escola e o 1º ano, que aprendem sobre a importância da destinação do lixo, e vai até o 9º ano, quando os alunos estendem o trabalho de conscientização para a comunidade, por meio do plantio de árvores para a preservação das margens do Arroio Grande.

Ao longo da formação escolar, os alunos também auxiliam no desenvolvimento da compostagem do lixo orgânico, na limpeza e ornamentação do pátio – que inclui a produção de flores, nos cuidados com a horta e no auxílio à produção agroecológica de alimentos, para utilização na merenda escolar, e ainda por meio da produção de chás, que são estudados com a finalidade de conhecer a melhor aplicação de cada um deles em benefício da saúde.

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

A diretora Zeni menciona que o objetivo é fazer com o que os alunos disseminem os conhecimentos obtidos na escola junto às famílias e a comunidade. “Nós sempre pedimos para que eles levem para casa o que eles aprendem aqui e também tragam sugestões da família.”

Moradora do distrito de Vila Santa Emília, a professora Adriane Vargas destaca que é importante despertar a consciência ecológica já na infância, pois trabalhar a questão com os adultos acaba sendo mais difícil. Nota que os ensinamentos são levados pelos alunos às famílias, pois é mãe de Antônia, de 7 anos e que é estudante do 1º ano na Escola São Luiz. “As crianças ajudam a sensibilizar os adultos”, ressalta.