O segundo Dia do Colono comemorado por Khamilla e Vinício

O Dia do Colono, celebrado amanhã, no dia 25 de julho, é uma data especial para homenagear o trabalho daqueles que cuidam da terra com carinho e dedicação e que garantem o sustento do dia a dia, tanto de suas famílias quanto dos que moram na área urbana. Para o casal Vinício Zarth, 21, e Khamilla Schuster, de 19 anos, esta será a segunda vez que eles comemoram a data atuando diretamente na agricultura.

Embora Vinício sempre tenha vivido no interior e acompanhado o trabalho dos pais, Aristides e Lisane Zarth, na propriedade de 12 hectares em Centro Linha Brasil, no interior de Venâncio Aires, este é o segundo ano em que cultiva tabaco por conta própria. Já Khamilla, até concluir o Ensino Médio no Colégio Gaspar Silveira Martins, em 2023, morava com os pais, Gerson e Lisani Schuster, no bairro Santa Tecla. A proximidade com o meio rural sempre existiu, pois os avós moravam no interior e ela os visitava com frequência. O interesse por viver no campo ficou mais forte a partir de 2021, quando começou a namorar Vinício.

O rapaz sempre gostou da agricultura e decidiu permanecer na propriedade para dar continuidade ao trabalho da família. Khamilla abraçou a ideia e, atualmente, os dois moram juntos com os pais e o irmão de Vinício, Vitor Zarth, de 24 anos. Agora, os dois jovens iniciam juntos a segunda safra de tabaco na propriedade. Assim como no ano anterior, plantaram 50 mil pés. O plantio da segunda safra começou no dia 8 de junho e foi finalizado em 4 de julho.“Meus pais têm o tabaco separado, com uma estufa de carga contínua, e fazem o trabalho deles. Nós colhemos sozinhos, mas também recebemos ajuda dos meus sogros na colheita”, conta o produtor.

Sobre a primeira safra, colhida no ano passado, o casal faz uma avaliação positiva. “Conseguimos colher tudo da lavoura e fizemos uma boa venda”, destaca Khamilla. Vinício também ressalta a satisfação de ter o próprio negócio e conquistar bens com a renda gerada pelo tabaco.

A primeira grande conquista do jovem casal foi a compra de um trator, que chegou à propriedade em janeiro deste ano. Segundo Vinício, o equipamento facilitará o trabalho, já que a área de plantio é bastante íngreme. Eles também adquiriram um forno elétrico no mês de maio com capacidade para 200 grampos, o que trouxe mais praticidade à atividade. Além do cultivo próprio, também produziram, neste ano, 20 mil mudas de tabaco para venda.

Nos fins de semana, o casal também encontra tempo para lazer. Khamilla acompanha o namorado nos encontros de trilheiros, já que ele integra o grupo Voma Fara, de Linha Isabel, e tem a trilha de moto como forma de diversão.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos