
A instalação de tubos de concreto armado de 1,5 metro de diâmetro, na rua Fernando Manoel Schwingel, próximo ao posto de saúde Santa Tecla, tem alterado a rotina de quem passa pelo local. A obra é a etapa final da macrodrenagem em cinco ruas do bairro, executada pela Conpasul, e deve se estender pelas próximas semanas.

De acordo com o engenheiro civil Adilson Stertz, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, a fase final da obra contempla a implantação dos tubos para drenagem água da chuva até a sanga do bairro Diettrich.
A tubulação já instalada até a rua Gosswino Storck vai atravessar a Fernando Manoel Schwingel e seguir pelo lado direito da via, no sentido centro-bairro, e desembocar na sanga. Além disso, será realizada compactação e repavimentação do trecho.
Stertz explica que a sanga na qual desembocará a água já era “o caminho natural da água de toda aquela região”. “O que fizemos foi a adequação da estrutura. O volume de água continuará o mesmo”, comenta.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Sthal Böhm Heinemann, lembra que o sistema de macrodrenagem era necessário para concluir o asfaltamento de ruas do bairro. Embora não integrasse o projeto original da pavimentação, a obra orçada em R$ 1,1 milhão, foi viabilizada com um adiantamento de mais de R$ 919 mil, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que será descontado do Fundo de Gestão Compartilhada com o Município.
“O objetivo foi solucionar problemas de alagamentos, que já ocorriam em alguns trechos e que poderiam ser agravados com a pavimentação, por conta da impermeabilização do asfalto”, esclarece Jalila.
>> 895 metros é a extensão da canalização, nas ruas Barão do Triunfo, Renalto Vicente Bürgel, Jacob Becker, Gosswino Storck e Fernando Manoel Schwingel.
Sobre a obra
A obra de macrodrenagem no bairro Santa Tecla começou há quase um ano. O objetivo foi solucionar problemas de alagamento em ruas que seriam pavimentadas.
Com o asfaltamento, as bocas de lobo não venciam mais escoar a água da chuva, que acabava invadindo terrenos e residências. Inicialmente, foram instalados os canos de concreto nas ruas que receberiam a pavimentação, para que o projeto de asfaltamento fosse concluído.
Depois ficar parado por um tempo, o trabalho foi retomado recentemente e deve se estender até o fim de setembro, com a finalização da obra na rua Fernando Manoel Schwingel.