Obra de macrodrenagem no bairro Santa Tecla entra na reta final

A instalação de tubos de concreto armado de 1,5 metro de diâmetro, na rua Fernando Manoel Schwingel, próximo ao posto de saúde Santa Tecla, tem alterado a rotina de quem passa pelo local. A obra é a etapa final da macrodrenagem em cinco ruas do bairro, executada pela Conpasul, e deve se estender pelas próximas semanas.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateObra está sendo realizada na rua Fernando Manoel Schwingel, nas imediações do posto de saúde Santa Tecla
Obra está sendo realizada na rua Fernando Manoel Schwingel, nas imediações do posto de saúde Santa Tecla

De acordo com o engenheiro civil Adilson Stertz, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, a fase final da obra contempla a implantação dos tubos para drenagem água da chuva até a sanga do bairro Diettrich.

A tubulação já instalada até a rua Gosswino Storck vai atravessar a Fernando Manoel Schwingel e seguir pelo lado direito da via, no sentido centro-bairro, e desembocar na sanga. Além disso, será realizada compactação e repavimentação do trecho.

Stertz explica que a sanga na qual desembocará a água já era “o caminho natural da água de toda aquela região”. “O que fizemos foi a adequação da estrutura. O volume de água continuará o mesmo”, comenta.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateTubos de concreto armado de 1,5 metro de diâmetro vão conduzir a água da chuva até sanga do bairro Diettrich
Tubos de concreto armado de 1,5 metro de diâmetro vão conduzir a água da chuva até sanga do bairro Diettrich

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Sthal Böhm Heinemann, lembra que o sistema de macrodrenagem era necessário para concluir o asfaltamento de ruas do bairro. Embora não integrasse o projeto original da pavimentação, a obra orçada em R$ 1,1 milhão, foi viabilizada com um adiantamento de mais de R$ 919 mil, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que será descontado do Fundo de Gestão Compartilhada com o Município.

“O objetivo foi solucionar problemas de alagamentos, que já ocorriam em alguns trechos e que poderiam ser agravados com a pavimentação, por conta da impermeabilização do asfalto”, esclarece Jalila.

>> 895 metros é a extensão da canalização, nas ruas Barão do Triunfo, Renalto Vicente Bürgel, Jacob Becker, Gosswino Storck e Fernando Manoel Schwingel.

Sobre a obra

A obra de macrodrenagem no bairro Santa Tecla começou há quase um ano. O objetivo foi solucionar problemas de alagamento em ruas que seriam pavimentadas.

Com o asfaltamento, as bocas de lobo não venciam mais escoar a água da chuva, que acabava invadindo terrenos e residências. Inicialmente, foram instalados os canos de concreto nas ruas que receberiam a pavimentação, para que o projeto de asfaltamento fosse concluído.

Depois ficar parado por um tempo, o trabalho foi retomado recentemente e deve se estender até o fim de setembro, com a finalização da obra na rua Fernando Manoel Schwingel.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.