Iniciado há cerca de três meses, a primeira etapa do chamado Pac dos Frigoríficos, que pretende asfaltar 21 km em quatro localidades do interior, está dentro do cronograma previsto pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Durante esta quinta-feira, 13, o prefeito Airton Artus, acompanhado de secretários e assessores, verificou o andamento das obras no trecho de 5,9 km, em Vila Santa Emília, primeira localidade a receber as obras da empresa Conpasul. A vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira representou a Câmara Municipal ao acompanhar a comitiva.
O engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Adilson Stertz, também esteve no local para verificar o trabalho da empresa contratada. Segundo ele, num primeiro momento a equipe vem executando 20 travessias nos locais onde se encontram valas, sangas e córregos, a fim de evitar que o asfalto se corrompa em dias de fortes chuvas e inundações. Conforme o projeto, toda a pista terá sete metros de largura, nos mesmos moldes ERS 422.
Por questão estratégica, a empresa optou por iniciar a obra no sentido interior/cidade, priorizando o reaproveitamento dos cortes dos barrancos, que servirão de aterro nos pontos mais baixos do trajeto. Conforme Adilson, os trabalhos estão dentro do tempo previsto como limpeza, colocação de tubulações e travessias, compactação e colocação de brita. “O próximo passo, após a preparação da cancha, é receber uma base, que antecede a colocação da pavimentação”, explicou o engenheiro.
Como as obras estão sendo realizadas em meia pista para o trafego não ser paralisado por completo, é preciso alguns cuidados dos motoristas e pedestres que necessitam percorrer o itinerário. As obras no trecho de 5,9km têm previsão para serem concluídas em maio de 2015. Após esta primeira etapa do projeto, em parceria com o Governo do Estado, o PAC dos Frigoríficos chegará às comunidades de Linha Sapé, Estância Nova e Vila Mariante, totalizando 21 quilômetros.