Hoje completa um mês do início da ocupação da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). A casa prisional, que tem capacidade para abrigar 529 apenados, está com 56% da sua capacidade ocupada. Moradores de Vila Estância Nova já notam a movimentação de pessoas, já que estão liberadas visitas às quartas-feiras e aos sábados.
Segundo o diretor interino da casa prisional, a medida que a ocupação aumentar, as visitas serão estendidas também aos domingos. “Isso vai acontecer de acordo com a necessidade”, explica álysson Oliveira. Ontem, a penitenciária abrigava 298 presos.
O diretor menciona que os presos e visitantes ainda estão se adaptando à nova realidade. Na Peva, por exemplo, as visitas passam por um detector de metais e um aparelho de raio-x, e os presos usam uniforme e não podem levar alimentos para dentro da cela. “Mas cada um possui a sua cama e a suamanta”, observa Oliveira.
Por enquanto, além dos presos condenados, a penitenciária abriga presos provisórios, vindos da Comarca de Novo Hamburgo e arredores. Eles permanecem na Peva por um curto período e quando recebem o alvará de soltura, são liberados e recebem passagem para retornar à sua cidade de origem.
LEIA TAMBéM