Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateBilhar assumiu o comando da 3ª Companhia da Brigada Militar, de Venâncio Aires, em 3 de dezembro do ano passado
Bilhar assumiu o comando da 3ª Companhia da Brigada Militar, de Venâncio Aires, em 3 de dezembro do ano passado

Na tarde desta segunda-feira, 13, o major Paulo Fernando Soares Nascimento confirmou que o capitão Fábio Bilhar não é mais o comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar, de Venâncio Aires.

Ele assume sua nova função na quinta-feira, 16, em uma fração da BM de Porto Alegre. Bilhar havia solicitado transferência após receber convite de integrar o Batalhão de Operações Especiais de Porto Alegre.

Com isso, o capitão Rafael Menezes, titular da 2ª Companhia da BM, em Santa Cruz, acumulará o comando da Brigada de Venâncio, a qual já comandou durante as férias de Bilhar, em maio. “Enquanto não houver essa decisão do Comando Regional da Brigada sobre quem fica emVenâncio, eu sigo com mesmo empenho do capitão Bilhar, com as ações e repressão forte ao crime, não iremos recuar”, destacou o capitão Rafael, que já esteve à frente da oitava edição da Operação Avante, em Venâncio, na tarde desta segunda-feira, 13.

Atuação enérgica rendeu queixas

Embora a transferência do capitão Fábio Bilhar seja tratada, oficialmente, como uma vontade do oficial – contando com apoio do Comando Regional -, corre à boca pequena na cidade que havia pressão de uma minoria da comunidade para que ele fosse remanejado. A atuação enérgica de Bilhar, ao mesmo tempo que evidenciou rapidamente o trabalho do oficial à frente da corporação na Capital do Chimarrão, inclusive com homenagem na Câmara de Vereadores em abril, rendeu a ele uma série de representações, todas elas encaminhadas ao Ministério Público (MP) e à Corregedoria da Brigada Militar.

A Polícia Civil também instaurou inquérito para apurar determinadas condutas do capitão. “São relatos de supostos abusos de autoridade e que tratamos com uma certa reserva, já que pessoas que representam contra os policiais normalmente têm algum interesse”, esclarece o promotor João Afonso Beltrame. Ele salienta que “não é incomum ocorrerem queixas contra os PMs e policiais civis” e que “não há nada apontando conduta ilegal” do ex-comandante da Brigada Militar de Venâncio Aires. A reportagem tentou contatar o oficial, mas ele não atendeu às ligações, nem respondeu aos recados da redação.

Aos 33 anos, Fábio Cezar Bilhar, natural de Teutônia, com experiência no Direito, área na qual é formado, foi aprovado no concurso de capitão da Brigada em 2012, e desde então atuava na BM da capital. Bilhar assumiu o comando da 3ª Companhia da Brigada Militar, de Venâncio Aires, em 3 de dezembro do ano passado. Com um pouco mais de meio ano na Capital do Chimarrão, liderou diversas operações, prisões e apreensões.