Iniciado na última semana, o projeto Folheando – Incentivo à leitura em sala de aula, desenvolvido pela Folha do Mate, está atuante na Escola Estadual de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro, de Linha Travessa.
São 16 estudantes das turmas de 8ª série e 8º ano da manhã. Com acompanhamento da diretora Teresinha Scheibler e da professora coordenadora da proposta na escola Liege Regert, os alunos têm oficinas direcionadas à aprendizagem de um ciclo de produção de jornal. Neste contexto são trabalhadas questões de relações humanas, leitura, língua portuguesa, comunicação, educação, respeito, atitudes, compromisso, integração e comprometimento com a entrega de reportagens produzidas pelos estudantes no decorrer do projeto.
O Folheando iniciou nas escolas a partir da avaliação sobre a necessidade de aproximar o jornal e fazê-lo conhecer e popularizá-lo para as crianças e adolescentes, no ambiente escolar.
Em prática desde 2009, tem como objetivos: Oportunizar o conhecimento integral do jornal e suas plataformas multimídias aos estudantes e professores; incentivar a leitura; fomentar a utilização do jornal como ferramenta pedagógica e didática. Neste ano, o projeto já foi executado nas escolas Léo João Frohlich e Dom Pedro II.
Dia a dia
Com a agenda lotada os estudantes têm, diariamente, oficinas diferentes aplicadas em sala de aula como a que destaca os dez passos importante para a produção do jornal. O repórter Edemar Etges acompanhou a proposta, contando o dia a dia da redação, desde a reunião de pauta até o fechamento das edições e distribuição para os quase oito mil assinantes do periódico.
Na busca de oportunizar o conhecimento dos alunos às plataformas midiáticas da Folha do Mate, o repórter Fernando Uhlmann mostrou aos estudantes, no laboratório de Informática, as diferentes formas de acesso ao jornal. Entre elas, Uhlmann destaca a singularidade de conteúdos que são encontrados no site. “No site, os alunos podem conferir todo o conteúdo da edição impressa, com vídeos, diversas fotos, áudios e também encontram outros conteúdos, como Blogs, notícias de entretenimento e galerias de fotos”, explica.