Hoje, o Parque Municipal do Chimarrão reunirá artesãos de Venâncio Aires e de municípios vizinhos para o 1° Seminário Regional do Artesanato. Conforme explica uma das organizadoras, a artesã Maria Claudete Pilz, estarão presentes grupos de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Arroio do Meio e Rio Pardo.
Neste sábado, serão realizadas palestras, oficinas de tecelagem, macramê, palha de milho, tecido e desenho e uma feira das 13h até as 20h. “Está ocorrendo tudo dentro do que planejamos”, afirma. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e lojas vão subsidiar as oficinas. Uma delas será custeada pelo Sindicato Rural.
Também organizaram o evento os artesãos Cenir Angnes, Maria Inês Carvalho, Elisabete Wickert, Nidia Martins, Patrícia Martins Edelvani Glier, Orlando Richter.
Entre os apoiadores estão a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Emater/Ascar – RS, Prefeitura de Venâncio Aires, Sindicato Rural de Venâncio Aires, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires e empresas locais.
O objetivo é integrar os artesãos da região, conhecer a legislação pertinente à categoria, trocar experiências, atualizar e aprender novas técnicas de trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável do artesanato como gerador de renda.
PROGRAMAÇÃO
8h – recepção e credenciamento dos participantes9h – Abertura com pronunciamento de autoridades
PalestrasJônatas Inácio de Freitas – Técnico Previenciário do INSS – ‘Legislação, contribuição previdenciária e aposentadoriaÂ’Ivanir Maria Argenta dos Santos – Assistente Técnica Estadual de Artesanato – Emater-RS-Ascar – ‘O artesanato no RS como fator de geração de rendaÂ’12h – almoço (galinhada)Oficinas – cada uma terá de 15 a 20 participantes, no decorrer da tarde