Abrindo esta série sobre os bastidores de mais um cobertura multimídia internacional da Folha do Mate, irei relatar neste espaço aspectos da cultura do maior país do mundo, em área territorial. A Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, tem como cidade anfitriã, Moscou.
Acredito que esta metrópole, com mais de 10 milhões de habitantes tem como principal desafio, a língua. Quase ninguém fala inglês nas ruas e no aeroporto, inclusive. Taxistas, só com mapinhas e linguagem corporal, isto quer dizer, sinais com as mão. Muitos deles!
Como se não bastasse a dificuldade para se comunicar, aqui na Rússia, agora que está sendo implantado o sistema de taxímetro. Até então, muitos carros, colocam o luminoso no teto e cobravam a corrida. Lógico, mais caro do que os veículos amarelos. Isso ainda ocorre, mas o governo tenta criar um padrão para este serviço.
O trânsito é um problema sério em todas as cidades do mundo. Em Moscou, o domínio nas ruas é das buzinas! ‘Biiii, biiii’, para todo lado!
Por mais que existam ruas bem largas, com diversas pistas, o fluxo de carros é muito grande. Neste primeiro dia por aqui, vi poucas motocicletas, mas vários carrões de luxo. Engraçado é que a maioria deles, com arranhões! hehehe
KREMILIN
Na minha primeira viagem de taxi até o Crowne Plaza Moscow – World Trade Centre, onde ocorre a Conferência, tive a oportunidade de cruzar, de forma rápida, pelo Kremilin. O local é uma fortaleza situada no centro da cidade e que serve de sede do governo da Rússia. Ocupa cerca de 30 hectares e contém vários monumentos no seu interior. Fica a poucos passos do hotel que estou hospedado, e certamente quando sobrar um tempinho, irei visitar os espaços. 🙂
BOLSHOI
O famoso Teatro Bolshoi também é bem próximo do hotel que estou. é um edifício construído em 1825, desenhado pelo arquiteto Joseph Bové para abrigar espetáculos de ópera e balé.
Hoje tive a honra de ser presenteado com um espetáculo ainda maior! A arquitetura do espaço serviu de tela de cinema, em uma apresentação 3D, que mobilizou muitos turistas e moradores locais. O trânsito na avenida em frente não parou, mas congestionou, especialmente porque os motoristas também queriam dar um espiadinha no show.
RELóGIO CUCO
No meio do hotel Crowne Plaza, onde a maioria dos integrantes da comitiva gaúcha estão hospedados, existe um relógio cuco gigante, com um imponente galo de metal em cima. Em determinas horas o bicho canta, bate as assas e o relógio faz alguns movimentos. é fantástico! E nestes momentos as conversas nas mesas em volta dão uma pausa, para conferir a apresentação!