Com a chegada do Natal, algumas pessoas não abrem mão de determinados costumes e tradições mantidos, muitas vezes, há anos. Um deles é a famosa Ceia de Natal que ocorre, tradicionalmente à meia noite do dia 24.

Embora os preços de vários produtos tenham aumentado nos mercados, ainda é possível fazer uma bela ceia de Natal gastando um pouquinho mais de R$50. A amiga da vez é a calculadora.

Alguns alimentos consumidos durante a ceia são sagrados e não podem faltar na mesa de muitas pessoas. Alguns deles são as frutas em geral, principalmente as tropicais, farofa, peru ou frango, panetone, sobremesas, como sorvete e folhados doces. Devido ao custo dos produtos, alguns itens são deixados de lado, mas para que isso não aconteça, basta um pouquinho de cautela, criatividade e pesquisa na hora da compra. Uma dica é substituir o tradicional peru pelo frango tradicional, que, quando bem temperado, pode ficar saboroso também.

RUMO àS COMPRAS

A Folha do Mate foi pesquisar os preços de produtos típicos usados para a realização de uma saborosa ceia de Natal, e, com isso, verificou-se que é possível preparar um prato saboroso e ao mesmo tempo econômico para o bolso. Em um carrinho de supermercado foram colocados todos aqueles produtos considerados tradicionais para uma ceia de Natal. Como o objetivo era ser econômico, a reportagem levou em conta o preço mais em conta e considerou uma ceia para quatro pessoas.

O famoso peru, um pouco salgado para o bolso, foi substituído pelo frango, acompanhado de outros itens como um cacho de uvas, duas mangas, quatro ameixas, uma lata de pêssegos, uvas passas, um sachê de azeitonas e, ainda, o panetone. Além desses produtos, estavam um molho de alface, um pacote de farofa pronta, arroz, uvas passas e as bebidas: uma garrafa de espumante e dois litros de guaraná. O gasto com a compra chegou a R$ 63,77