A Organização Não Governamental (ONG) Alphorria de Venâncio Aires, está disputando, através da inscrição feita pelo produtor Bola Cultural, o Prêmio Empreendedor Cultural, patrocinado pela AES Sul. O reconhecimento, que elege projetos, buscando estimular produtores que fazem a diferença em suas comunidades.

Na terceira edição, estão sendo destinados R$ 200 mil para projetos culturais de quaisquer segmentos ou linguagens artísticas. Everton Teixeira, da Bola Cultural, explica que inscreveu a ONG com intuito de fortalecê-la e tornar lá reconhecida por sua atuação, além de contribuir para as ações. “Eu particularmente simpatizo com qualquer combate ao preconceito, seja de minorias, classes, credos e/ou etnia”, diz. Ele conta que não conhecia o trabalho realizado pela entidade, mas que procurou saber após conhecer Ana Lúcia Landim, uma das integrantes, nas reuniões do Conselho de Cultura. “Fui lá conhecer a ONG e quis ajudar de alguma forma, essa foi a que encontrei”, garante.

O projeto inscrito tem o valor de R$ 30 mil e com essa quantia quer ofertar, conforme Teixeira, oficinas de percussão, dança, capoeira, culinária afro e beleza negra, todas elas gratuitas. Além delas, será produzida uma intervenção artística pela Alphorria.

Teixeira explica que a seleção ocorre em três etapas: A primeira onde ocorre uma análise da Comissão Curadora, que examina os projetos com ênfase na sua pertinência e efetividade em relação aos aspectos culturais e artísticos e indica aqueles que irão para a etapa de Residência Sociocriativa. O projeto da ONG Alphorria já passou para a segunda fase, conforme ele, e está em análise pela Comissão de Premiação, “considerando principalmente a relevância e impacto dos projetos em relação às dimensões de inovações”, explica. A última etapa ocorre com a análise dos documentos.

A previsão é que o resultado dos projetos aprovados seja divulgada até abril de 2017.