Foto: Arquivo pessoal / Divulgação Ana Lúcia destaca que esse projeto é muito importante para a ONG Alphorria
Ana Lúcia destaca que esse projeto é muito importante para a ONG Alphorria

A Organziação Não Governamental (ONG) Alphorria, de Venâncio Aires, teve seu projeto “A Arte a serviço na Alphorria” selecionado pela comissão curadora da terceira edição do Prêmio Empreendedor Cultural como um dos 15 finalistas que irão participar da Residência Sociocriativa nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, em Santa Maria. A inscrição foi feita através da produtora Bola Cultural.

Everton Teixeira, da Bola Cultural, explica que a ONG foi inscrita pela produtora no intuito de fortalecê-la e torná-la mais reconhecida por sua atuação, além de contribuir com as ações por ela realizada. Conforme Teixeira, o projeto tem como objetivo principal tornar a ONG Alphorria reconhecida por sua atuação e difundir suas ações e oficinas de forma a conquistar investidores e patrocinadores, no intuito de buscar sua futura independência financeira. Além disso, pretende combater o preconceito, promovendo a inclusão através da arte e cultura afro-brasileira de Venâncio Aires.

O valor do prêmio, que é de R$ 30 mil, no caso de ser destinado para a ONG, será aplicado, também, para colocar em prática uma série de projetos, como a potencialização dos serviços oferecidos pela ONG através da criação de material de divulgação. Também a instrumentalização dela através da criação e produção de uma peça ou intervenção artística e por meio destas intervenções artíticas divulgar a Cultura Afro e os serviços da ONG. Outro objetivo é estabelecer um portal institucional de serviços, notícias e informação da ONG através da criação de um site. 

A disseminação da cultura afro através de oficinas gratuitas de percussão, dança e capoeira sem distinção de raça ou credo dos participantes e o fortalecimento da aceitação da identidade negra local, através da promoção da autoestima negra por intermédio de oficinas gratuitas de culinária afro e beleza negra sem distinção de raça ou credo dos participantes também são objetivos citados no projeto inscrito e que poderão ser executados com o valor do Prêmio. 

Reconhecimento

A diretora do Departamento de Formação da ONG Alphorria, Ana Lúcia Landim, explica que o valor do Prêmio Empreendedor Cultural poderá, certamente, impulsionar as atividades realizadas pela ONG e divulgar o trabalho feito por ela de uma forma mais ampla. “O projeto, portanto, vem para potencializar as atividades da ONG Alphorria, através da organização, estruturação e manutenção das oficinas já existentes. Estamos felizes com a disponibilidade do produtor cultural Everton Teixeira e pelo olhar que teve em relação à nossa entidade. O reconhecimento ao nosso trabalho nos motiva a seguir em frente e é a confirmação de que estamos no caminho certo”, relata.

Ela ainda explica que a ONG Alphorria trabalha a cultura afro de forma intensa e durante o ano todo e que o Prêmio é uma forma reconhecimento por sua atuação e na difusão das ações e oficinas por ela realizada, de forma a conquistar investidores e parceiros, buscando futura independência financeira. “Esse projeto é de suma importância pois nos permitirá, de forma mais efetiva, continuar combatendo o preconceito através da educação, arte e cultura”, finaliza.

O Prêmio

Conforme informações do site do Prêmio Empreendedor Cultural, ele foi criado em 2012 com o propósito de estimular a inovação nas formas de empreender na cultura – gerando benefícios sustentáveis para as comunidades – e, ao mesmo tempo, oferecendo oportunidades para realização de projetos no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo do Prêmio é reconhecer e estimular a cultura como centralidade no processo de desenvolvimento social, apostando em projetos de pequeno e médio porte, mas de grande efetividade. 

Cronograma

Segundo informações divulgadas pelo site do Prêmio, após a Residência Sociocriativa nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, em Santa Maria, haverá no dia 17 de março uma reunião entre a RGE Sul e a Comissão de Seleção e no dia 7 de abril ocorrerá a premiação final.

Valor

Na terceira edição será destinado R$ 200 mil para projetos culturais e artísticos, de quaisquer áreas ou linguagens, realizados em municípios da área de abrangência da RGE Sul, patrocinadora do projeto.