A Organização Não Governamental (ONG) Alphorria, localizada no bairro Aviação, prepara uma PROGRAMAÇÃO para o mês de novembro em virtude do Dia da Consciência Negra que será celebrado no dia 20.

De acordo com a diretora da ONG Ana Lúcia Landim, o pontapé inicial foi dado na terça-feira, 3, quando a entidade participou do encontro sobre Formação Pedagógica no auditório da secretaria municipal de Educação com professores de História e Geografia.

A ONG, por meio da professora Viviane Weschenfelder, explanou sobre a lei 10639/03 que trata da implementação do ensino sobre a Cultura Afro nas salas de aula. “Sempre conversamos com as escolas sobre o assunto, mas em função do mês da Consciência Negra, fortalecemos o assunto”, observa Ana Lúcia.

Para o mês, também está agendada uma discussão no campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sobre a identidade nacional e o racismo com a participação de Viviane e do também professor universitário Mozart Linhares da Silva que foi organizador da obra ’21 textos para discutir preconceito em sala de aula’. Nos dias 19 e 20, estão agendadas visitas de escolas na ONG. Mais atividades ainda serão confirmadas, segundo Ana Lúcia. “Durante todo o ano trabalhamos a questão racial, igualdades e participamos de eventos. Neste mês, as atividades visam reforçar as reflexões sobre essas questões.”