A Organização Não Governamental (ONG) Alphorria recebeu o troféu ‘Destaque Valeu Zumbi 2015’ do Centro Cultural Valeu Zumbi de Santa Cruz do Sul, na noite de sábado, 21. A premiação foi em virtude do dia da Consciência Negra celebrado na sexta-feira, 20.
Em nome do presidente da ONG, Pedro Landim, os integrantes da entidade Nara Landim e Adriano Conceição receberam o prêmio de mestre de Capoeira, Moa Fanfa. O troféu é para as pessoas ou entidades que, de alguma forma, promovem a comunidade negra e preserva as tradições ancestrais africanas nos 320 anos do martírio do Líder Quilombola, Zumbi dos Palmares.
De acordo com Nara, que é do departamento de comercialização de produtos da ONG, a distinção recebida é mais um reconhecimento recebido à nivel regional pelo trabalho desenvolvido no âmbito da celebração da cultura negra e da cultura no geral. “Esta visibilidade além do município é muito importante, especialmente neste mês de novembro, mês da Consciência Negra. Esse prêmio nos motiva a seguirmos essa caminhada.”
Nara lembra que Zumbi dos Palmares foi o símbolo da resistência negra, um líder que lutava por liberdade, que agregava negros e brancos no Quilombo dos Palmares. “Hoje, como negros contemporâneos, nossa luta é diária prossegue também de forma incansável na luta contra o racismo, o preconceito e toda forma de discriminação. Entendemos que hoje o caminho é a educação e o conhecimento para um projeto de igualdade e paz.”
OFICINASNa sede da ONG, que fica na rua Cláudio Reckziegel, 939, no bairro Aviação estão sendo produzidas bolachas de Natal pelas oficineiras de culinária. Os produtos são comercializados para arrecadar fundos para a entidade. Também são confeccionadas guirlandas de Natal, a boneca ‘Alphorria’ e camisetas no local.
“Esse prêmio é um grande reconhecimento da nossa caminhada”,Nara Landim, integrante do Departamento de Comercialização de Produtos da ONG