Foto: Rui Borgmann / AI PrefeituraAssociação amigo bicho receberá auxílio financeiro da prefeitura para campanhas e despesas
Associação amigo bicho receberá auxílio financeiro da prefeitura para campanhas e despesas

Buscando garantir recursos para a Associação Amigo Bicho manter campanhas e programas de castração e tratamento de animais abandonados, a prefeitura vai efetuar o repasse de R$ 20 mil à entidade. A proposta visa garantir a continuidade dos trabalhos realizados pela associação, que ainda não contavam com suporte financeiro do Município.

Aos integrantes da entidade, ficará a responsabilidade de realizarem ações de conscientização, pagamento de cirurgias para castração e compra de medicamentos necessários para o controle da população de animais de rua. Conforme o vereador, Vilson Gauer, o recurso é importante para o controle de zoonoses. “Se pensarmos em saúde pública, é fundamental manter ações para o controle de zoonoses. Este é um ato muito inteligente e sábio, porque garante recursos para melhorar os atendimentos prestados pela entidade.”

O parlamentar, Celso Krämer, no seu pronunciamento, destacou a necessidade do município não pode ficar dependente apenas de ações realizadas pela entidade. “Uma cidade com o tamanho de Venâncio Aires não pode depender das atividades realizadas por esta associação. Nós precisamos de políticas mais agressivas, não é atirar no lombo desta ONG. Tenho certeza que R$ 20 mil não dá para nada. O Município precisa pensar em uma política pública para cuidar dos animais.”

Conforme uma das diretora da associação, Cândice Becker, o recurso será importante para ajudar nas despesas que a entidade tem atualmente. “é um valor importante, e que auxilia na compra de medicamentos e procedimentos que buscam diminuir a população de animais de rua. é um trabalho inicial com a prefeitura e que precisa ser ampliado.”

Atualmente a entidade busca captação de recursos junto a comunidade, com ações beneficentes. Além disso, o grupo organiza feiras de adoção de filhotes e realiza ações para o bem-estar animal. A prefeitura incluiu no Plano Plurianual a construção de um canil e a elaboração de uma política para proteção aos animais, a medida busca projetar inclusive a criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar animal, ainda sem data para ser formalizado.