Está em andamento a criação de um Conselho de Política Cultural em Venâncio e, devido a isso, a Organização Não Governamental (ONG) Consciência e Atitude busca reunir todos os segmentos da cultura popular para reforçar a importância de um Conselho ao município. A reunião está prevista para ocorrer no dia 22 deste mês, às 19h, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.
A ONG existe desde 2006 no município e é aberta a manifestações culturais, bem como, atividades sociais. O trabalho realizado é mais voltado aos bairros de Venâncio. De acordo com o presidente da ONG, Djalma da Silva, a entidade tem iniciativas populares e quando são levantadas demandas pela comunidade, a Coat busca pessoas que têm o interesse em abraçar a causa. Além disso, procura arrecadar os recursos necessários tanto financeiros quanto de mão de obra para a auxiliar a comunidade. “Nós sempre buscamos incentivar a união das pessoas”, comenta.
Na reunião deste mês, Djalma e líderes de outras entidades que promovem a cultura popular se farão presentes, e irão esclarecer as principais dúvidas que ainda existem sobre a funcionalidade de um Conselho de Política Cultural. “A nossa ideia é formar uma grande união das culturas. Eu sei que existem segmentos que não se conversam. Não existe uma rivalidade, mas sim, uma distância. Agora nós vamos ter que aprender a trabalhar juntos e saber a importância que a outra cultura tem para a minha”, comenta.
Fortalecimento da culturaDe acordo com o secretário de Cultura de Venâncio, Thomás Lenz, a reunião do dia 22 é para fortalecer a cultura popular. “O Djalma já quer mobilizar antes as pessoas envolvidas nessa cultura e, entre os representantes da cultura popular, escolher um nome para se candidatar e participar do Conselho”, comenta. Na opinião de Lenz, a iniciativa de realizar uma reunião é interessante e positiva à comunidade. Além disso, ele acrescenta que o edital é para ser finalizado nesta semana. Este define como serão feitas as inscrições das pessoas que têm o interesse em concorrer a uma vaga no Conselho. No edital consta, por exemplo, como e onde se inscrever e o que é preciso para se inscrever.
Na tarde de segunda-feira, foi constituída a Comissão Eleitoral do Conselho. De acordo com Lenz, a formação ocorreu a partir das pessoas que tiveram interesse em auxiliar na eleição dos novos membros. “Quem participa da Comissão Eleitoral não pode concorrer a uma vaga no Conselho”, explica.
Para o secretário, o grupo é importante, pois trabalhará junto à secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e analisará os papéis dos inscritos no edital. Além disso, hije haverá uma reunião da equipe. Na oportunidade, será apresentado o edital de eleição dos novos membros do Conselho de Política Cultural.
COMISSãO ELEITORALConfira como ficou formada a Comissão Eleitoral do Conselho de Política Cultural de Venâncio:Thomás Lenz e Giovana Bencke – secretaria de CulturaRafaela WenzelFernando Lisnei BergmannRoque Finkler