A partir de maio, jovens entre seis e 15 anos que gostam de futsal, terão uma oportunidade bem bacana no ginásio da Escola Municipal Otto Gustavo Daniel Brands. É lá que ocorrerão aulas de futebol de salão, gratuitas, para a gurizada que mora nos bairros Brands, Coronel Brito, Macedo e Vila Boa Esperança.
O projeto foi o que motivou a recente fundação da Organização Não Governamental (ONG) Brands Revolution. Existindo de forma oficial há poucos dias, ela atuará nas categorias feminina e masculina de futsal.
Segundo a secretária da ONG, Aline Cristiane da Silva, parte dos integrantes da organização já atua de forma ativa no esporte, com equipes masculina e feminina e que participam de torneios de futsal em Venâncio Aires. “Mas vimos que as crianças também precisariam de uma atividade extra e o esporte é um caminho. A prática do futsal, além da saúde, também vai ajudar no desenvolvimento educacional e social.”
Detalhes sobre o projeto foram apresentados nesta semana, durante uma reunião com os pais. Por enquanto, o que está definido é o horário – 17h15min às 18h15min. Mas sobre quais os dias da semana, ainda depende da organização da escola, que também vai utilizar o ginásio para outras atividades. “Depende dessa definição, mas em maio as aulas já começam”, projeta Aline. Ela revelou que na reunião dessa semana, 50 fichas de inscrição já foram retiradas.
PARCERIAS
As aulas de futsal não terão custos para os participantes, mas alguns recursos serão necessários para tocar o projeto. Conforme a secretária da ONG, Aline Cristiane da Silva, já houve o contato para doações de bolas e jalecos. Para outras necessidades, como custos de manutenção de equipamentos, serão realizadas galinhadas e rifas, além de contar com contribuições espontâneas da comunidade.
Em quadra, serão dois professores voluntários: Eduardo Lopes e José Assis dos Santos, o Assis dos Correios. Hoje aposentado, Assis conta que participa há mais tempo das atividades esportivas no bairro e por isso vai integrar o novo projeto. “Sempre estive envolvido com o esporte, porque ele, junto com a educação, traz saúde, comprometimento e respeito. Essa integração é importante.”
Na metodologia, serão trabalhados o condicionamento físico, regras, palestras e até o acompanhamento do boletim escolar.