A bancada de oposição da Câmara de Vereadores criticou o pedido de ausência encaminhado pelo prefeito, para participar de viagem técnica a Israel, onde ocorre feira internacional de agricultura. Airton Artus estará em viagem entre os dias 25 de abril e 3 de maio. Para os parlamentares a viagem não deve trazer benefício para o município.
Além das críticas, José Cândido Faleiro Neto (PT) questionou a demora da prefeitura em encaminhar o pedido de ausência do chefe do Executivo. Ao consultar o portal de transparência, o petista constatou que a compra das passagens ocorreu ainda em fevereiro, porém o ofício de afastamento foi colocado em análise na sessão desta segunda-feira, 23. “Questiono o trâmite para a permissão da viagem, já que o prefeito havia adquirido a passagem no dia 26 de fevereiro. Sabendo que tão pouco é investido na nossa agricultura, me pergunto a real necessidade desta viagem.”
João Stahl (DEM) saiu em defesa do pedido do prefeito, e garantiu a que cidade tem a ganhar quando o prefeito participa de viagens na busca por novas experiências. “Este pedido de viagem está dentro da legislação e certamente a viagem é fundamental porque garante novos conhecimentos para a nossa agricultura.”
Celso Krämer e José Arnildo Camara (PTB) destacaram que o gestor municipal precisa circular mais pelo interior da cidade, para constatar as necessidades dos pequenos agricultores. “é preciso ver a situação das estradas, da infraestrutura do campo e as necessidades dos nossos colonos, antes de fazer uma viagem destas,” argumentou Camara.
Missão a Israel
A região do Vale do Rio Pardo irá conhecer as experiências tecnológicas de produção de um país do Oriente Médio para estimular a diversificação nas propriedades rurais e outros setores da cadeia produtiva. O Corede é quem lidera uma viagem de estudos de uma comitiva a Israel para conhecer a Exposição Internacional de Tecnologia Agrícola (Agritech), em Tel Aviv. No total, 35 pessoas irão integrar um comitiva, formada por prefeitos, técnicos agrícolas, representantes de sindicatos, agricultores e professores. A proposta visa garantir parcerias para o fomento dos programas de diversificação iniciados na região. A missão regional ocorre de 25 de abril até 3 de maio. A Folha do Mate integra o grupo e fará cobertura multimídia da viagem.