Fundada em 2012, a Cooperativa de Habitação, Produção e Serviços Rurais Ltda. (Cohaps/RS) que atua por meio de convênios com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil, elegeu na quinta-feira, 31, a nova diretoria. Na reunião que ocorreu no Sindicato Rural de Sobradinho, o presidente do Sindicato Rural de Venâncio Aires Ornélio Sausen, foi eleito como vice-presidente.
Sausen observa que a cooperativa atua em todo o Estado é composta pelos Sindicatos Rurais de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária, Sobradinho e Arroio do Tigre. Atualmente, observa ele, o Governo Federal está analisando os projetos da cooperativa para a liberação de novos recursos para a construção e reforma de novas casas.
O Sindicato Rural de Venâncio Aires encaminhou 55 projetos e a entidade somente está aguardando a liberação dos recursos para iniciar as obras. O valor de cada projeto é de R$ 28,5 mil, e as casas novas tem o tamanho de 56 metros quadrados (8m x 7m). Segundo Sausen, os recursos no valor de até R$ 15 mil são a fundo perdido e no caso onde a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que ultrapassar este valor, os interessados podem financiar com juros que variam entre os 5% e 7% ao ano, com um prazo entre cinco e dez anos e a capacidade de pagamento será determinada de acordo com a produção.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 05/08/2014.