A Orquestra de Venâncio Aires está realizando neste segundo semestre uma série de shows em bairros e comunidades do município. As últimas apresentações do grupo de 27 músicos regido pelo maestro Daniel Böhm ocorreram no último sábado, 23, na abertura do Estadual de Patinação, no Ginásio Poliesportivo, e na comunidade Nossa Senhora Rainha do bairro Coronel Brito. Até o fim do ano, ao menos mais quatro apresentações serão realizadas na cidade.
De acordo com o secretário municipal adjunto da Cultura e coordenador da Orquestra, Saul Zart, estes shows visam dar à comunidade oportunidades de conhecer de perto o trabalho dos músicos venâncio-airenses. “Desde 2009, quando foi criada, a Orquestra já passou por todos os nove distritos do município”, frisa Zart. “Essa sequência de apresentações se destina a aproximar e dar mais popularidade ao grupo junto aos moradores do centro e dos bairros”, explica.
As próximas aparições da Orquestra em Venâncio Aires estão marcadas para os dias 6 de setembro, na Feira do Livro; 26 de setembro, na comunidade Santa Ana, do bairro Diettrich, em promoção da escola Benno Breunig; 5 de novembro, na Sociedade de Leituras; e 16 de novembro, na Cabana São Judas Tadeu, de Linha Grão-Pará. Os eventos serão preparatórios à série de shows que a Orquestra cumprirá em diversos municípios gaúchos, como Torres, Porto Alegre, São Miguel das Missões e Gramado.
AUXíLIO GARANTIDO
Nesta semana, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto da Administração Municipal de repassar auxílio mensal de R$ 100 a cada integrante da Orquestra de Venâncio Aires. O valor será usado para pagamento dos custos de deslocamento dos músicos até os locais de ensaios e apresentações.