A próxima terça-feira, 4, será especial para 25 integrantes e o regente Daniel Böhm da Orquestra Municipal de Venâncio Aires. Através de uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo será lançada a turnê estadual, no Clube CTA a partir das 20h.
São Miguel das Missões, Gramado, Porto Alegre e Torres estão no roteiro da circulação gaúcha. Ao assumir a formação em fevereiro deste ano, o venâncio-airense Daniel Böhm graduado em música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), conta que algum período depois surgiu a proposta por parte do secretário Lucas Ferreira e do adjunto da pasta, Saul Zart.
“Eu, como maestro, tenho a grande satisfação de ver concretizado um grande trabalho, compartilhado com os músicos e todos os demais venâncio-airenses, dos quais levamos o nome. Para todos nós é uma ótima experiência e uma grande realização, ao mesmo tempo norteadora de conquistas cada vez maiores que buscaremos no futuro próximo”, ressalta Böhm.
DIRECIONAMENTO
O regente explica que conforme proposta aprovada dentro do projeto, que terá recursos via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Ministério da Cultura, serão apresentadas especialmente composições eruditas estilizadas com ritmos brasileiros.
Estão no programa ‘Kanon’ de Johann Christoph Pachelbel e ‘Also sprach Zarathustra’ de Richard Strauss, “Sem esquecer da nossa música caracteristicamente brasileira, contemplando, entre outros, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Lupicínio Rodrigues”, salienta Daniel Böhm.
O músico ainda relata que junto com o trabalho musical e à adição de músicos e canções, foram feitas mudanças na administração da orquestra. “Esses fatores elevam o comprometimento dos componentes e direcionam ao caminho mais qualitativo. De modo geral, é notório o prestígio do público, que percebe intuitivamente as ideias propostas e acaba se identificando com o repertório, que busco adaptar às características do evento realizado.”