Cerca de 500 pessoas acompanharam o lançamento da turnê estadual da Orquestra Municipal de Venâncio Aires, realizado terça-feira, 5, no Clube CTA. O evento apresentou os detalhes do funcionamento da tour que, nos próximos cinco meses, passará por cinco cidades gaúchas. O ponto alto ficou por conta do show do grupo de 25 músicos venâncio-airenses regido pelo maestro Daniel Böhm.
Através de uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, os cinco concertos programados acontecerão ao longo dos próximos cinco meses, em projeto realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com o patrocínio das empresas Super Lenz, Frigorífico Kroth, Baldo S/A e Calçados Beira-Rio. A turnê estadual do grupo fundado em 2009 contemplará shows a serem registrados em vídeo e a realização de workshops de empreendedorismo cultural nas cidades abrangidas pela séries de concertos – Venâncio Aires, Torres, Porto Alegre, São Miguel das Missões e Gramado.
O público pôde conferir na noite, canções de Lupicínio Rodrigues, Richard Strauss, Tom Jobim, Lulu Santso e música tradicional indígena. O espetáculo agradou e teve três pedidos de bis, que foram atendidos pelo grupo.urnê nacional para 2015, e em 2016, prospectar uma série de shows em outros países. Esta é uma oportunidade para motivar ainda mais a classe musical da nossa cidade,” destaca o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira.
O chefe da pasta destacou ainda a importância de manter ações que possam desenvolver ainda mais o setor cultural do município, especialmente, porque acaba envolvendo outros setores do governo. “Um município que faz mais cultura, garante mais educação.”
Para o prefeito Airton Artus, a proposta coloca novamente o município em cenário de destaque na cultura estadual. “Venâncio está subindo um patamar em nível de estado. Isso se soma aos músicos e grupos que ainda estão em atuação e antigamente já despontavam em todos os cantos do país e em outros países. Vamos retomar este posto com grandes espetáculos da nossa orquestra.”