Foi publicado nesta semana no Diário Oficial da União a aprovação do projeto para a turnê nacional da Orquestra de Venâncio Aires, através da Lei Rouanet junto ao Ministério da

Foto: Divulgação / AI Prefeitura.

Cultura.

Segundo o coordenador e integrante do grupo, Saul Zart, o valor a ser captado engloba R$ 356,4 mil com apresentações em 12 cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A escolha das cidades será feita, conforme Zart, a partir de uma reunião com uma das grandes apoiadoras, a rede de Farmácias São João deve auxiliar o grupo com uma quantia. O restante do valor deve ser captado por uma equipe formada pelo maestro da Orquestra, Daniel Böhm; Marcos Bombardelli, produtor do grupo; o diretor executivo Eduardo Gomes; a cantora Luciana Pretto e o coordenador Saul Zart com empresas.

De acordo com Saul Zart, a expectativa é de que grande parte das apresentações, com entrada gratuita, sejam feitas no Rio Grande do Sul.

DVDEm novembro de 2015, a Orquestra de Venâncio Aires gravou o primeiro DVD do grupo. Finalizado, o novo projeto deve ser comercializado já durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) 30 Anos, porém, o lançamento oficial está previsto para depois do maior evento do município.