Não importa a idade, as orquídeas expostas na 4ª Exposição Estadual de Orquídeas – Laelia purpurata, chamam atenção por sua beleza e delicadeza. Ao chegar no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir é inevitável não deixar-se encantar pelas plantas. A exposição que segue neste domingo, das 9h às 18h, reúne mais de mil variedades de 142 expositores vindos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A entrada é gratuita. 

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MateClaudio e Tatiana integram o Nova
Claudio e Tatiana integram o Nova

Não são apenas os expositores que percorrem quilômetros para participar do evento, dona Rejane Maria Frey Frolich, de 56 anos, moradora de Campo Bom, aproveitou a visita à filha, para apreciar as belezas da Exposição. Natural de Venâncio, conta que possui familiares no município e quando soube do evento logo quis visitar. “Eu adoro orquídeas”, diz. O que comprova a afirmação são as mais de 15 variedades em casa, sem contar as três novas que foram adquiridas no evento, promovido pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova). 

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MateDona Rejane veio de Campo Bom e participa do evento
Dona Rejane veio de Campo Bom e participa do evento
Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MatePúblico prestigia a programação que ocorre no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir
Público prestigia a programação que ocorre no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir

A relação com as orquídeas vai além da admiração para Rejane: “Elas são meu hobby”. Além disso, costuma conversar com as plantas. “Sempre digo: Cresçam e apareçam”, afirma, entre risos.

O presidente do Núcleo, Claudio da Costa Cruz, comemora o sucesso do evento, que já pode ser considerada a maior exposição já realizada. “Quem visitar a Feira irá encontrar diferentes tipos de orquídeas que podem ser adquiridas de R$ 15 a R$ 120”, afirma.

RenovaçãoNo meio de orquidófilos experientes, os jovens também se ‘desafiam’ na prática de plantio e cuidados de orquídea. Um exemplo, são as irmãs de Mato Leitão Alexsandra e Tatiana Bourcheid, de 29 e 25 anos, respectivamente, que estão a quatro meses associadas ao Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) e são umas das mais novas do grupo.

A irmã mais nova, Tatiana, conta que a paixão iniciou a alguns anos e desde então começou a cultivar a planta na companhia da irmã. Hoje já são 450 plantas. A estudante de jornalismo da Univates destaca que sente-se relaxada ao cuidar das orquídeas diariamente. “Sempre é uma alegria quando abre uma nova flor”, diz.

A inserção de novos membros no Nova, deixa o presidente, Claudio da Costa Cruz, contente. Mesmo que exista um grande número de sócios, ele diz que os jovens estão se interessando e começando a fazer parte. “Fator que prova o quanto a nossa entidade ainda terá vida longa”, destaca.

PremiaçãoNa tarde de sábado, após passarem por avaliação, 61 orquídeas foram premiadas com a presença da Banda do 7º Batalhação de Infantaria Blinda (BIB) de Santa Cruz do Sul. Na ocasião, o presidente Claudio recebeu o prêmio de melhor orquídea dentro do Nova com Laelia Purpurata Russelliana e Daniel Chambart, de Santa Cruz do Sul, com a Laelia Purpurata rosada na avaliação entre todos os participantes.

TOP 3 das mais conhecidas- Cymbidium-Cattleya Intermedium-Leallia Cattleya

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do Mate.