“Venâncio é um bom lugar para se morar”. Você já deve ter ouvido essa frase da boca de muitos amigos, vizinhos, familiares. Tem quem não trocaria a Capital do Chimarrão por nada. A verdade é que o ar de cidade grande – daquela que já tem seus quase 70 mil habitantes – e, ao mesmo tempo, de espírito e tradição de município pequeno e tranquilo, formam o equilíbrio perfeito para quem quer ter uma vida de qualidade. Uma vida feliz.

Quem compartilha o orgulho de morar em Venâncio é a família Fengler que vive de perto a vida comunitária, tanto na cidade quanto no interior. Buscando ampliar a qualidade de vida, que há quase um ano os venâncio-airenses Irineu e Cristiane Fengler, se mudaram para Linha Arroio Grande com as três filhas: Camila, Bárbara e Larissa.

Criados no interior, o casal que, há 23 anos, casou-se na Igreja Santa Catarina de Linha Brasil, mesmo tendo morado por um período na área urbana e até, em outras cidades como Novo Hamburgo, Canoas e Taquari, sempre manteve contato com as lidas e os prazeres do campo. “A tranquilidade de cidade do interior, mas também a praticidade de não estar longe dos grandes centros. Tudo isto aprendemos a valorizar ainda mais nos anos em que moramos em outras cidades”, destaca Cristiane.

A chácara localizada à beira da ERS-422, não está tão longe da cidade. Cerca de 10 minutos de carro os separam do centro. No caminho, nada de estrada de chão e difícil acesso. Os moradores novos da localidade desfrutam da pavimentação que passa em frente de casa e foi, por décadas, reivindicada pelos moradores da conhecida estrada da Serra.

A residência, no dia a dia, é aproveitada pelo casal e a filha mais nova, Larissa e nos finais de semana, ganha ainda mais vida, com a presença de Camila e Bárbara, que moram fora. Uma para cursar o ensino superior e a outra, que se prepara para realizar o sonho de ser médica.

O extenso pátio da propriedade se tornou o espaço para a hora do chimarrão, onde cuidam da horta, o jardim e algumas ovelhas que Irineu fez questão de criar. é da porta de casa que respiram o ar puro do interior, e dividem os ouvidos entre o barulho dos animais e dos veículos que passam pela rodovia.

Mas é fora de casa que a família encontra o que considera o melhor de Venâncio: a receptividade e solidariedade das pessoas. Na cidade, o pai e a mãe trabalham e a filha estuda. é bem no centro que Cristiane mantém desde 2007, como uma das sócias, um empreendimento no ramo de aluguel de roupas de festas. “Mesmo antes de morarmos fora já víamos em Venâncio potencial para investir”, aponta.

A infraestrutura de Venâncio, segundo o casal, se soma com ótimas escolas e um hospital que é referência em bom atendimento. “Temos várias opções de lazer aqui no município e, com algum investimento a mais o nosso turismo poderá ser ainda mais aproveitado”, sugere o casal.

Confira a reportagem completa na edição deste fim de semana.