Com informações de Fernanda Bergmann/AI Câmara de Vereadores.

Foto: Fernanda Bergmann / AI CâmaraPequeninos da Escola Infantil Pympão plantaram flores no pátio do Legislativo
Pequeninos da Escola Infantil Pympão plantaram flores no pátio do Legislativo

Eles são pequenos, possuem entre três e seis anos, mas a atitude é grandiosa. Com todo o carinho e atenção, estão cuidando do jardim da Câmara de Vereadores. A diretora do Pré Escolar Ursinho Pympão, Eliane Cruz Espindula conta que, neste ano, a escola busca proporcionar, através do lúdico, a compreensão da diversidade. “Nosso objetivo é explorar as culturas existentes no Brasil, proporcionando às crianças o contato com o novo, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e a identidade de cada um”, ressalta Eliane.

O projeto aborda ainda diferentes temas como a musicalidade, a curiosidade, identidade, respeito ao próximo, respeito às diferenças, socialização, cidadania, direitos e deveres e o cuidado com o meio ambiente. Na escola, as crianças já colocaram em prática uma horta, construída de forma suspensa e com material reciclável, além de terem plantado flores no pátio.

A diretora conta que a ideia de ‘adotar’ o pátio da Câmara surgiu durante um passeio com os alunos. “Surgiu a ideia de expandir este projeto a fim de plantar novas atitudes e pequenos gestos pela nossa comunidade, dando exemplos positivos para os demais”, conta Eliane, completando que a escola sempre ensina as crianças que elas não devem apenas se preocupar com suas casas, mas com a cidade como um todo.

Então, o educandário procurou a direção da Casa, solicitando autorização para cuidar e plantar flores no jardim. Consultado, o presidente José Ademar Melchior prontamente aceitou a ideia. A concretização veio a Resolução de Mesa, na qual, o Legislativo autoriza a realização de convênio entre a Câmara de Vereadores e escolas públicas ou privadas, ONGs, associações ou entidades com representação jurídica, por meio do termo de cooperação visando a prestação de serviços públicos na área da saúde, meio ambiente, educação e assistência social; abrindo a possibilidade para que outras ações sejam desenvolvidas na Casa.