O outono inicia-se às 7h29min, desta segunda-feira, 20. A estação marca a transição do verão, mais quente e mais úmido, para o inverno, mais frio e mais seco. No Hemisfério Sul, gradativamente, a radiação solar vai diminuindo. Verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul.
O outono de 2017 será neutro, sem influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. Com isso a condição de clima tende a se aproximar da normalidade. Conforme os centros de meteorologia, a temperatura vai caindo gradativamente e a chuva vai diminuindo na maioria das regiões brasileiras.
Para o mês de abril, a expectativa é de temperaturas um pouco acima da média, mas nada parecido com o ano passado, que foi extremamente quente. A temperatura vai cair gradativamente e em maio já será possível sentir bastante frio, principalmente na segunda quinzena nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Em junho, vai fazer bastante frio no Sul e no Sudeste, mas nada comparável à 2016. Nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC.
Chuvas
A chuva vai diminuindo aos poucos. Em maio, há previsão de chuva abaixo do normal em grande parte do país, com exceção do extremo Norte e também Nordeste. Em junho, previsão de pouquíssima chuva para o Norte e Nordeste e pouca chuva também no Centro-Oeste e Sudeste. Somente no Sul pode chover acima da normalidade.