Além de João Stahl (DEM), que já antecipou que tentará a reeleição para a Câmara de Vereadores, outros três secretários terão que desincompatibilizar para garantirem condições de disputarem o pleito municipal em outubro deste ano. No início de abril, Lucas Ferreira, Tiago Quintana e Ronald Artus, respectivamente titulares das secretarias de Cultura, Esportes e Turismo; Geral de Governo; e Infraestrutura e Serviços Públicos, deixarão suas funções para trabalharem suas candidaturas a uma cadeira na Câmara. Todos filiados ao PDT, confirmam que estarão à disposição do eleitorado de Venâncio Aires.
Dois deles – Quintana e Artus – serão testados pela primeira vez nas urnas. O atual secretário Geral de Governo demonstra empolgação com o novo desafio. Entende que teve importante espaço na atual administração e que o PDT defende a renovação constante de seus quadros, o que o leva a ter pretensões de protagonismo. “Teremos uma proposta de sucessão e eu quero estar na linha de frente deste processo. Tenho experiência no Executivo e também conhecimento sobre as atividades de um vereador. Além disso, vou me formar em Direito no final deste ano, o que me faz sentir preparado”, analisa Quintana.
Ronald Artus salienta que, embora tenha intenção de concorrer, ainda terá de ter seu nome aprovado em convenção do partido, processo que deve acontecer no mês de junho. De férias até a próxima segunda-feira, ele garante que não teme o “teste das urnas” e, como integrante do primeiro escalão do governo, “devo estar à disposição para ajudar o partido”. Lucas Ferreira compartilha o mesmo pensamento de Artus: “Como filiado ao PDT e estando em cargo de confiança, obviamente estarei à disposição do partido”. Ferreira, que vai para o seu segundo pleito – em 2012 obteve 309 votos para vereador -, também manifesta que é sua vontade participar da eleição. “Além de um compromisso, também é pessoal”, finaliza.